LETRAMENTOS ACADÊMICOS DE SURDOS E O GÊNERO EDITAL: BARREIRAS LINGUÍSTICAS E INSTITUCIONAIS E ESTRATÉGIAS DE ACESSO AO MESTRADO

Authors

Abstract

Este artigo investiga as barreiras enfrentadas por pessoas surdas no acesso à pós-graduação, com ênfase na leitura e compreensão do gênero “edital” como parte de um conjunto mais amplo de práticas de letramentos acadêmicos. A partir de oficinas bilíngues com surdos graduandos e graduados, analisam-se as dificuldades linguísticas, institucionais e pedagógicas vivenciadas ao longo de sua formação, bem como as estratégias utilizadas para acessar os processos seletivos. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, fundamentada nos Novos Estudos do Letramento (NEL), especificamente no modelo de letramentos acadêmicos de Lea e Street (2014), utilizando dados coletados por meio de uma roda de conversa com surdos participantes das oficinas do projeto de extensão “Colcha de Retalhos”. O estudo aponta que a exigência exclusiva da língua portuguesa escrita e a ausência de acessibilidade nos gêneros acadêmicos geram exclusão e desmotivação. Conclui-se pela necessidade de reformulações institucionais que valorizem práticas bilíngues, promovam a equidade e incentivem práticas de letramentos acadêmicos das quais as pessoas surdas possam participar de maneira efetiva.

Author Biographies

Iago Ferraz Nunes, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Mestrando em Letras na linha de pesquisa em Linguística com ênfase em Letramento Acadêmico de Surdos e Línguas de Sinais no PPGEL/UFPI. Especialista em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS (FAEME, 2021), Docência do Ensino Superior (FAEME, 2021) e Psicopedagogia com ênfase em Educação Inclusiva (FAMEESP, 2021). Possui bacharelado em Direito (ICF, 2017) e licenciatura em Letras-Libras (UFPI, 2022). Cursando Licenciatura em Pedagogia (UNYLEYA). Atualmente é Professor Substituto na UFPI lotado no DMTE/CCE, ministrando disciplinas na Licenciatura em Letras Libras. É professor formador nos programas PARFOR/UFPI e CEAD/UFPI. Já foi intérprete de Libras da Universidade Federal do Piauí (UFPI), intérprete de Libras no colégio Artur Furtado (modalidade EJA), e professor de Libras no Centro de Estimulação Sensorial (CES) de crianças surdas - instituições vinculadas à SEDUC-PI.

Leila Rachel Barbosa Alexandre, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

É Doutora em Linguística Aplicada pela UFMG e Mestre em Letras pela UFPI, na área de concentração Estudos de Linguagem. Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras - Português, pela Universidade Federal do Piauí. É professora efetiva da Universidade Federal do Piauí - Campus Ministro Petrônio Portella (Teresina), com lotação no curso de Licenciatura em Letras - Libras. É docente do Programa de Pós-Graduaçao em Letras (PPGEL/UFPI). É coordenadora do Colcha de Retalhos: Grupo de Estudos em Letramentos Acadêmicos. Atualmente desenvolve pesquisas sobre os processos de construção de identidades relacionados às práticas de letramento acadêmico. Seus interesses de estudo passam também pelas práticas de leitura de narrativas visuais por universitários.

Published

2025-09-11