LETRAMENTOS ACADÊMICOS DE SURDOS E O GÊNERO EDITAL: BARREIRAS LINGUÍSTICAS E INSTITUCIONAIS E ESTRATÉGIAS DE ACESSO AO MESTRADO
Resumen
Este artigo investiga as barreiras enfrentadas por pessoas surdas no acesso à pós-graduação, com ênfase na leitura e compreensão do gênero “edital” como parte de um conjunto mais amplo de práticas de letramentos acadêmicos. A partir de oficinas bilíngues com surdos graduandos e graduados, analisam-se as dificuldades linguísticas, institucionais e pedagógicas vivenciadas ao longo de sua formação, bem como as estratégias utilizadas para acessar os processos seletivos. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, fundamentada nos Novos Estudos do Letramento (NEL), especificamente no modelo de letramentos acadêmicos de Lea e Street (2014), utilizando dados coletados por meio de uma roda de conversa com surdos participantes das oficinas do projeto de extensão “Colcha de Retalhos”. O estudo aponta que a exigência exclusiva da língua portuguesa escrita e a ausência de acessibilidade nos gêneros acadêmicos geram exclusão e desmotivação. Conclui-se pela necessidade de reformulações institucionais que valorizem práticas bilíngues, promovam a equidade e incentivem práticas de letramentos acadêmicos das quais as pessoas surdas possam participar de maneira efetiva.