O GÊNERO TEXTUAL TGI II PARA A FORMAÇÃO DE NOVOS PESQUISADORES NA GRADUAÇÃO
Abstract
Este artigo tem como objetivo analisar a influência de uma tutoria do Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) na escrita do gênero Trabalho de Graduação Individual II (TGI II) de uma estudante de graduação. Com base na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), no conceito de capacidades de linguagem (Dolz; Schneuwly, 2004) e na perspectiva de letramento acadêmico (Street, 1995; Lousada; Dezutter, 2023), examinamos as mudanças entre a versão inicial e a versão pós-tutoria do texto, considerando as capacidades de ação, discursivas e linguístico-discursivas. Além disso, a interação entre monitor-tutor e aluno durante a tutoria foi utilizada para verificar, por meio da transcrição da gravação em áudio, se as mudanças tiveram origem nas discussões levantadas pela tutoria. Para as análises, utilizamos o Modelo de Análise de Textos de Bronckart (2003), que segue um procedimento metodológico descendente. Esse modelo considera o contexto de produção da linguagem, envolvendo fatores como enunciador, destinatário e situação de comunicação, e avança para o exame dos mecanismos discursivos e linguístico-discursivos. Os resultados indicaram avanços na organização textual, na adequação das referências às normas acadêmicas e no posicionamento enunciativo da estudante. Ademais, ao fornecer suporte à produção escrita de um gênero de texto específico do início da pesquisa na graduação e à construção do letramento acadêmico, o espaço da tutoria por meio do LLAC se mostrou um instrumento na formação de jovens pesquisadores, ao buscar promover a inserção dos estudantes na esfera universitária e acadêmica.