A CARTA DE INTENÇÃO COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO: UM ESTUDO SOB A PERSPECTIVA DIALÓGICA DA LINGUAGEM
Abstract
Esta pesquisa tem como objetivo investigar o gênero discursivo carta de intenção, com foco em sua dimensão social/extraverbal, abordando o horizonte cronotópico, temático e axiológico, bem como sua dimensão linguístico-enunciativa, analisando o tema, a construção composicional e o estilo da escrita desse gênero discursivo enquanto prática de letramento. A questão que norteia o estudo é: em que medida a carta de intenção, enquanto gênero discursivo, articula sua dimensão social/extraverbal e sua dimensão linguístico-enunciativa, configurando-se na escrita como prática de letramento? Para isso, fundamenta-se nos escritos do Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 2016 [1979]; Volóchinov, 2018 [1929]), no que se refere à perspectiva dialógica da linguagem, à interação discursiva e à construção composicional do gênero carta de intenção. Além disso, as discussões ancoram-se nos estudos sobre letramento acadêmico (Lea; Street, 2006). Metodologicamente, trata-se de um estudo teórico, com abordagem qualitativo-interpretativa e fins explicativos. A geração de dados ocorre por meio de revisão bibliográfica, e a análise e interpretação das informações fundamentam-se no método dialético, utilizando procedimentos histórico, comparativo e monográfico. Como resultado, destaca-se que a carta de intenção configura-se como uma prática de letramento, pois envolve a mobilização de conhecimentos discursivos, linguísticos e contextuais, possibilitando ao sujeito posicionar-se de maneira reflexiva e estratégica no campo acadêmico, o que contribui para a construção de sua identidade autoral.