A CARTA DE INTENÇÃO COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO: UM ESTUDO SOB A PERSPECTIVA DIALÓGICA DA LINGUAGEM

Autores/as

Resumen

Esta pesquisa tem como objetivo investigar o gênero discursivo carta de intenção, com foco em sua dimensão social/extraverbal, abordando o horizonte cronotópico, temático e axiológico, bem como sua dimensão linguístico-enunciativa, analisando o tema, a construção composicional e o estilo da escrita desse gênero discursivo enquanto prática de letramento. A questão que norteia o estudo é: em que medida a carta de intenção, enquanto gênero discursivo, articula sua dimensão social/extraverbal e sua dimensão linguístico-enunciativa, configurando-se na escrita como prática de letramento? Para isso, fundamenta-se nos escritos do Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 2016 [1979]; Volóchinov, 2018 [1929]), no que se refere à perspectiva dialógica da linguagem, à interação discursiva e à construção composicional do gênero carta de intenção. Além disso, as discussões ancoram-se nos estudos sobre letramento acadêmico (Lea; Street, 2006). Metodologicamente, trata-se de um estudo teórico, com abordagem qualitativo-interpretativa e fins explicativos. A geração de dados ocorre por meio de revisão bibliográfica, e a análise e interpretação das informações fundamentam-se no método dialético, utilizando procedimentos histórico, comparativo e monográfico. Como resultado, destaca-se que a carta de intenção configura-se como uma prática de letramento, pois envolve a mobilização de conhecimentos discursivos, linguísticos e contextuais, possibilitando ao sujeito posicionar-se de maneira reflexiva e estratégica no campo acadêmico, o que contribui para a construção de sua identidade autoral.

Biografía del autor/a

Pamela Tais Clein Capelin, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutoranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Bolsista da Coordenação  de  Aperfeiçoamento de Pessoal    de    Nível    Superior    (CAPES). Maringá/PR,    Brasil. E-mail:pamelaclein88@gmail.com

Jocieli Aparecida de Oliveira Pardinho, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Bolsista da Coordenação  de  Aperfeiçoamento de Pessoal    de    Nível    Superior    (CAPES).     Maringá/PR,    Brasil. E–mail: jocielipardinh@gmail.com.

Publicado

2025-09-11