LETRAMENTOS ACADÊMICOS E UMA “VIRADA DECOLONIAL”: POSSIBILIDADES SULEADAS E FRONTEIRIZADAS

Autori

Abstract

A Tríplice Fronteira Brasil/Paraguai/Argentina apresenta uma complexidade sociolinguística singular que impacta diretamente o contexto educacional, exigindo atenção às práticas culturais e linguísticas locais. Este estudo tem como objetivo problematizar os efeitos de um giro decolonial nos letramentos acadêmicos desenvolvidos no IFPR em contexto de fronteira. A pesquisa, inserida no campo da Linguística Aplicada e orientada por uma abordagem qualitativa interpretativista de cunho etnográfico, integra um projeto mais amplo intitulado “(Des)formação docente ampliada, transgressiva e indisciplinada”. A análise focalizou uma problematização levantada por um aluno sobre o Manual de Normas para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos do IFPR, que estabelece diretrizes para os letramentos acadêmicos institucionais. Entre os resultados, destaca-se a postura crítica do estudante ao identificar a hierarquização linguística implícita no documento, que privilegia línguas hegemônicas na produção científica. Esse olhar revela uma atitude decolonial e uma leitura crítica da realidade fronteiriça, diretamente relacionada às discussões promovidas na (des)formação docente. O posicionamento insurgente do aluno indica o avanço de um processo de decolonialidade do saber e evidencia a necessidade de uma formação docente sensível à pluralidade epistêmica e linguística das fronteiras. Ao concluir a análise, registramos o protagonismo do docente em (des)formação como possibilidade resultante do giro decolonial proposto nos letramentos acadêmicos, o que contribuiu para desvelar as peculiaridades linguístico-culturais da fronteira e propiciar uma leitura crítica de mundo e das formas de intervir na reinvenção da sociedade.

Biografia autore

Maria Elena Pires-Santos , Universidade Estadual do Oeste do Paraná: Foz do Iguaçu, Pr

Possui graduação em Português e Francês pela Universidade Federal de Uberlândia (1972), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1999) e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e pós-doutorado pela UNICAMP e pela UFSC. É professora Associada C da Unioeste, dos Cursos de Letras Português/Espanhol e Português/Inglês, do Mestrado/Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras, do Mestrado e doutorado em Letras e do Profletras, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.Atualmente é coordenadora do GT da ANPOLL Transculturalidade, Linguagem e Educação. É líder do Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares: Políticas Linguísticas, Diversidades e Fronteiras e é membro da linha pesquisa Linguagem, Cultura e Ensino e da Linha de Pesquisa Práticas Linguísticas, Cultura e Ensino, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atua na área da Linguística Aplicada, com ênfase em pluralidade linguística e cultural, ensino, políticas linguísticas e formação de professores.

Pubblicato

2025-09-11