LETRAMENTOS ACADÊMICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NO ENSINO SUPERIOR: AS EXPERIÊNCIAS DO LPT ACADÊMICO

Autores/as

Resumen

Os estudantes ingressantes no Ensino Superior têm relatado dificuldades na execução das práticas de letramentos, visto que até então são práticas acadêmicas desconhecidas. Diante disso, essas dificuldades tornaram-se mais presentes nas discussões de letramentos acadêmicos, com intuito de identificar os fatores que contribuem e desenvolver estratégias para reduzir o problema. Nesse sentido, visto que as atividades extensionistas são alternativas viáveis na promoção do letramento acadêmico, o projeto extensionista LPT Acadêmico, por meio do Laboratório de Leitura e Produção Textual (LPT/CNPq), localizado fisicamente no Colégio Técnico de Floriano (CTF) vinculado à Universidade Federal do Piauí (UFPI) tem promovido ações que visam minimizar as dificuldades relacionadas às práticas de leitura e escrita acadêmicas. Em suma, o presente estudo tem objetivo de expor sobre as práticas extensionistas desenvolvidas pelo LPT Acadêmico e as suas contribuições no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita acadêmicas, além do impacto causado nas vivências sociais e culturais no meio acadêmico.

Publicado

2025-09-11