LETRAMENTOS ACADÊMICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NO ENSINO SUPERIOR: AS EXPERIÊNCIAS DO LPT ACADÊMICO
Abstract
Os estudantes ingressantes no Ensino Superior têm relatado dificuldades na execução das práticas de letramentos, visto que até então são práticas acadêmicas desconhecidas. Diante disso, essas dificuldades tornaram-se mais presentes nas discussões de letramentos acadêmicos, com intuito de identificar os fatores que contribuem e desenvolver estratégias para reduzir o problema. Nesse sentido, visto que as atividades extensionistas são alternativas viáveis na promoção do letramento acadêmico, o projeto extensionista LPT Acadêmico, por meio do Laboratório de Leitura e Produção Textual (LPT/CNPq), localizado fisicamente no Colégio Técnico de Floriano (CTF) vinculado à Universidade Federal do Piauí (UFPI) tem promovido ações que visam minimizar as dificuldades relacionadas às práticas de leitura e escrita acadêmicas. Em suma, o presente estudo tem objetivo de expor sobre as práticas extensionistas desenvolvidas pelo LPT Acadêmico e as suas contribuições no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita acadêmicas, além do impacto causado nas vivências sociais e culturais no meio acadêmico.