UM OLHAR PARA AS DIFICULDADES DE LEITURA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR SOB DIFERENTES PERSPECTIVAS TEÓRICAS
Abstract
As práticas de leitura no contexto acadêmico se caracterizam como fontes de organização e construção do conhecimento. Por se tratar de um processo complexo, a compreensão textual exige dos discentes um conjunto de habilidades específicas e, assim como ocorre com a escrita, podem também ser apresentadas dificuldades por parte dos leitores. Nesse contexto, o objetivo geral deste artigo é investigar estudos publicados acerca das dificuldades de leitura mais comuns entre alunos da educação superior. Além disso, pretende-se também identificar, além das dificuldades de leitura, de que modo diferentes perspectivas teóricas as explicam. Para que nossas discussões fossem devidamente embasadas, foram utilizadas as perspectivas sociocognitiva e sociointeracionista acerca do processo de leitura (Angelo; Menegassi, 2022; Solé, 1999), bem como os estudos provenientes dos letramentos acadêmicos (Carlino, 2017; Lea; Street, 2014; Street, 2010). A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, de cunho interpretativista, caracterizando-se por ser uma pesquisa bibliográfica, do tipo metapesquisa (Paiva, 2019), voltada para a descrição de um conjunto de artigos sobre dificuldades de leitura acadêmica contidos no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Como resultados obtidos, observamos que a maioria das dificuldades de leitura apresentadas pelos estudantes universitários se relacionam aos aspectos cognitivos, sociais e culturais que permeiam suas trajetórias de vida acadêmica. Diante desse cenário, práticas de letramentos acadêmicos foram citadas como essenciais para tentar amenizar esses empecilhos relacionados à aprendizagem da leitura.