PROJETO DE INCENTIVO À PESQUISA EM LETRAS: AÇÕES PARA UMA FORMAÇÃO ACADÊMICA CRÍTICA
Resumen
Este artigo analisa as estratégias de ensino e de divulgação do Projeto de Incentivo à Pesquisa em Letras (PIPL), uma iniciativa que responde às lacunas na formação acadêmica identificadas na interação com discentes em uma disciplina optativa e posteriormente confirmadas em um questionário online aplicado a 400 estudantes de Letras da USP de todos os anos e habilitações. Essas lacunas incluem a ausência de suporte sistemático para o letramento acadêmico, para a recepção e produção de textos científicos, bem como para a elaboração de projetos de pesquisa de graduação e pós-graduação. Assim, o objetivo deste artigo é analisar as ações desenvolvidas pelo PIPL, refletindo sobre a sua relevância para a formação acadêmica crítica no curso de Letras da USP. Destacam-se no artigo, como ações práticas desenvolvidas no contexto da pesquisa, a criação de um site institucional como manual informativo, um perfil na rede social Instagram para divulgação de oportunidades e, principalmente, a oferta de cursos de extensão sobre elaboração de projetos. O aporte teórico para tais ações envolve o letramento acadêmico-científico, aqui considerado um eixo central da formação em Letras, articulando teoria, prática e reflexão crítica. Os resultados indicam que as iniciativas do PIPL fortalecem a inserção de estudantes no universo da pesquisa, contribuindo para a construção de uma comunidade acadêmica mais inclusiva e reflexiva. Por fim, o artigo reflete sobre o impacto dessas ações na formação acadêmica e sugere estratégias para sua continuidade e expansão. Utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa interpretativista, cujos dados levantados foram analisados a partir do letramento acadêmico-científico.