APRESENTAÇÃO
Resumo
Apresentação do dossiê: "Letramentos acadêmico-científicos: desafios e possibilidades".
Arquivos adicionais
Publicado
2025-09-11
Edição
Seção
Apresentação
Apresentação do dossiê: "Letramentos acadêmico-científicos: desafios e possibilidades".
Possui graduação em Letras/Anglo pela Universidade Estadual de Londrina (2005), Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Unopar (2007) e Mestrado (2008/bolsa CAPES) e Doutorado (2012/bolsa CAPES) em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Professora associada da Universidade Estadual Norte do Paraná (UENP/Cornélio Procópio), atuando na Graduação em Letras Português-Inglês, na especialização em Ensino da Língua Portuguesa (EAD), no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e no Mestrado em Ensino (PPGEN). Coordenadora pedagógica da Especialização em Ensino da Língua Portuguesa, no sistema EAD, financiada pela UAB e do PROFLETRAS/UENP. Atuou como especialista da área de Língua Portuguesa na elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Coordenou projetos de ensino vinculados aos Programas PIBID e Residência Pedagógica, na área do ensino da Língua Portuguesa. Foi representante do Paraná no Programa Escrevendo o Futuro (Olimpíada de Língua Portuguesa), como docente formadora de professores, de 2010 a 2024. É líder do Grupo de Pesquisa/CNPQ "Diálogos linguísticos e ensino: saberes e práticas" (DIALE /UENP) e pesquisadora do Linguagem e Educação (LED / UEL) e Gêneros discursivos e formações formativas (GEDFOR / UFGD). Fa parte da rede interinstitucional LILA - Laboratórios de Letramentos Acadêmico-Científicos - coordenado pela Profa. Dra. Vera Lúcia Lopes Cristovão (UEL). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com foco no Ensino da Língua Portuguesa e Formação de Professores , atuando principalmente nos seguintes temas: letramentos, letramentos acadêmico-científicos, gêneros textuais, produção de textos, transposição didática, sequência didática de gêneros, elaboração de materiais didáticos. Desenvolve pesquisas com base na fundamentação teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD).
Professora sênior da Universidade Estadual de Londrina ( UEL), membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, líder do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) (UEL/CNPq), e pesquisadora do ALTER (USP/CNPq). Possui mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL, PUC-SP), com período sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade de Genebra. Tem estágio de Pós-Doutorado no LAEL-PUC-SP (2007-2008) , no PPG em Estudos Linguísticos da UFMG (2012) e em Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (2022). Foi pesquisadora visitante na Universidade da Califórnia, campus de Santa Bárbara, EUA, com bolsa CAPES/FULBRIGHT (out-dez/2012), em nível de pós-doutorado, e pesquisadora visitante na Universidade de Carleton, Canadá (set/2017-fev/2018). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2013. É vice-presidente da Associação Latino-Americana de Estudos da Escrita no Ensino Superior e em Contextos Profissionais (ALES) e coordenadora geral do Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos (LILA), no Paraná. Foi editora de textos em português da WACClearinghouse Latin America, editora-chefe da Revista da ANPOLL (2021-2023) e coordenadora do GT de Gêneros Textuais/Discursos da ANPOLL (2021-2023). Atua na Linguística Aplicada com pesquisas em: gêneros textuais, letramentos acadêmico-científicos e ambientais educação inicial e continuada de professores de línguas, educação linguística crítica.
É bolsista Produtividade em Pesquisa da Fundação Araucária (Paraná). Realizou estágio de pós-doutorado em Linguística Aplicada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), sob supervisão da profa. Dra. Elisabeth Brait, e em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2019, bolsista CAPES), sob supervisão do prof. Dr. Gilmar Cruz. Possui doutorado (2015, bolsista CAPES) e mestrado (2010, bolsista CAPES) em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), sob orientação do prof. Dr. Paulo Galembeck. Graduada em Letras Vernáculas e Clássicas (2007, Bolsista CNPq) e especialista em Língua Portuguesa (2009) pela mesma instituição. Graduada em Letras Português-Espanhol (2014) pela Universidade Paulista (Unip). É Professora Associada da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio, ministrando as disciplinas de Práticas de Ensino da Oralidade, Formação do Professor de Língua Portuguesa, Linguística, Linguística Textual, Estudos Discursivos e Sociolinguística. É orientadora de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa, de Iniciação Científica, de TCC e de Residência Pedagógica. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN), Mestrado e Doutorado, e do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), ambos da UENP. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa (CNPq) Diálogos Linguísticos e Ensino - DIALE (UENP-líder) e Estudos de Língua Falada - ELIFA (UFMS). Integra o Projeto Norma Urbana Culta, de São Paulo - NURC/SP (USP). É co-fundadora e co-coordenadora do Laboratório Brasileiro de Oralidade, Formação e Ensino - LABOR. É membro do Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos - LILA (IES do Paraná). É membro da Abralin (desde 2014) e da Anpoll, GT de Linguística Textual e Análise da Conversação (desde 2019). Nesse GT, atua como Editora de Comunicação Digital. Foi editora de comunicação social da Revista Bakhtiniana (Qualis A1). Interessa-se por pesquisas a respeito de oralidade, gêneros discursivos orais e seu ensino, multiletramentos e letramentos acadêmico-científicos. Principalmente, é mãe do anjo José Augusto (in memoriam) e da Amanda.
Revista Claraboia está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/claraboia