A PRODUÇÃO DE UM ROTEIRO DE PODCAST DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: ANÁLISE DE PROCESSOS DE RETEXTUALIZAÇÃO
Resumen
Este trabalho se insere no macroprojeto interinstitucional Laboratório de Letramentos Acadêmico-Científicos (LILA), um projeto que integra ensino, extensão e pesquisa, cujo propósito é desenvolver ações integradas em prol dos letramentos acadêmico-científicos. Uma das suas vertentes é a divulgação científica, entendida como uma ferramenta difusora de saberes produzidos pela ciência, para um grande público, heterogêneo e leigo, democratizando, assim, o acesso a conhecimentos científicos. Para este trabalho, selecionamos uma pesquisa da área da Linguística Aplicada para ser retextualizada em um roteiro de episódio de podcast para o Colmeia Linguística, canal de divulgação científica do LILA, denominado, na pesquisa, de roteiro de episódio de conteúdo reaproveitado para podcast de divulgação científica (RotDC). O objetivo é depreender processos mobilizados na retextualização da dissertação selecionada para o RotDC, evidenciando estratégias e operações linguísticas, discursivas e enunciativas realizadas na (re)configuração de um texto escrito formal (dissertação de mestrado) para um texto escrito para ser oralizado, de caráter mais informal (RotDC). Metodologicamente, o projeto se orienta pelos preceitos da pesquisa qualitativa, do tipo participante e documental. Como corpus são analisados: 1) a dissertação de mestrado de Oliveira (2023); 2) a produção do RotDC “O internetês e seu impacto na escrita de estudantes”, elaborado com base no modelo teórico elaborado por Braz e Cristovão (2023). A fundamentação teórica ancora-se nos estudos sobre divulgação científica e retextualização, na noção de letramentos acadêmico-científicos e de gêneros textuais do Interacionismo Sociodiscursivo. Os resultados da pesquisa mostram a diversidade de estratégias e operações envolvidas no processo de retextualização e sua complexidade do ponto de vista enunciativo.