A PRODUÇÃO DE UM ROTEIRO DE PODCAST DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: ANÁLISE DE PROCESSOS DE RETEXTUALIZAÇÃO

Autores/as

Resumen

Este trabalho se insere no macroprojeto interinstitucional Laboratório de Letramentos Acadêmico-Científicos (LILA), um projeto que integra ensino, extensão e pesquisa, cujo propósito é desenvolver ações integradas em prol dos letramentos acadêmico-científicos. Uma das suas vertentes é a divulgação científica, entendida como uma ferramenta difusora de saberes produzidos pela ciência, para um grande público, heterogêneo e leigo, democratizando, assim, o acesso a conhecimentos científicos. Para este trabalho, selecionamos uma pesquisa da área da Linguística Aplicada para ser retextualizada em um roteiro de episódio de podcast para o Colmeia Linguística, canal de divulgação científica do LILA, denominado, na pesquisa, de roteiro de episódio de conteúdo reaproveitado para podcast de divulgação científica (RotDC). O objetivo é depreender processos mobilizados na retextualização da dissertação selecionada para o RotDC, evidenciando estratégias e operações linguísticas, discursivas e enunciativas realizadas na (re)configuração de um texto escrito formal (dissertação de mestrado) para um texto escrito para ser oralizado, de caráter mais informal (RotDC). Metodologicamente, o projeto se orienta pelos preceitos da pesquisa qualitativa, do tipo participante e documental. Como corpus são analisados: 1) a dissertação de mestrado de Oliveira (2023); 2) a produção do RotDC “O internetês e seu impacto na escrita de estudantes”, elaborado com base no modelo teórico elaborado por Braz e Cristovão (2023). A fundamentação teórica ancora-se nos estudos sobre divulgação científica e retextualização, na noção de letramentos acadêmico-científicos e de gêneros textuais do Interacionismo Sociodiscursivo. Os resultados da pesquisa mostram a diversidade de estratégias e operações envolvidas no processo de retextualização e sua complexidade do ponto de vista enunciativo.

Biografía del autor/a

Eliana Merlin Deganutti de Barros, Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Cornélio Procópio

Possui graduação em Letras/Anglo pela Universidade Estadual de Londrina (2005), Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Unopar (2007) e Mestrado (2008/bolsa CAPES) e Doutorado (2012/bolsa CAPES) em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Professora associada da Universidade Estadual Norte do Paraná (UENP/Cornélio Procópio), atuando na Graduação em Letras Português-Inglês, na especialização em Ensino da Língua Portuguesa (EAD), no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e no Mestrado em Ensino (PPGEN). Coordenadora pedagógica da Especialização em Ensino da Língua Portuguesa, no sistema EAD, financiada pela UAB e do PROFLETRAS/UENP. Atuou como especialista da área de Língua Portuguesa na elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Coordenou projetos de ensino vinculados aos Programas PIBID e Residência Pedagógica, na área do ensino da Língua Portuguesa. Foi representante do Paraná no Programa Escrevendo o Futuro (Olimpíada de Língua Portuguesa), como docente formadora de professores, de 2010 a 2024. É líder do Grupo de Pesquisa/CNPQ "Diálogos linguísticos e ensino: saberes e práticas" (DIALE /UENP) e pesquisadora do Linguagem e Educação (LED / UEL) e Gêneros discursivos e formações formativas (GEDFOR / UFGD). Fa parte da rede interinstitucional LILA - Laboratórios de Letramentos Acadêmico-Científicos - coordenado pela Profa. Dra. Vera Lúcia Lopes Cristovão (UEL). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com foco no Ensino da Língua Portuguesa e Formação de Professores , atuando principalmente nos seguintes temas: letramentos, letramentos acadêmico-científicos, gêneros textuais, produção de textos, transposição didática, sequência didática de gêneros, elaboração de materiais didáticos. Desenvolve pesquisas com base na fundamentação teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD).

Ágata Carolyne Silva, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Aluna de iniciação científica (bolsa CNPq), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Membro do grupo de pesquisa DIALE (Diálogos Linguísticos e Ensino). 

Vera Lúcia Lopes Cristovão, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professora sênior da Universidade Estadual de Londrina ( UEL), membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, líder do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) (UEL/CNPq), e pesquisadora do ALTER (USP/CNPq). Possui mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL, PUC-SP), com período sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade de Genebra. Tem estágio de Pós-Doutorado no LAEL-PUC-SP (2007-2008) , no PPG em Estudos Linguísticos da UFMG (2012) e em Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (2022). Foi pesquisadora visitante na Universidade da Califórnia, campus de Santa Bárbara, EUA, com bolsa CAPES/FULBRIGHT (out-dez/2012), em nível de pós-doutorado, e pesquisadora visitante na Universidade de Carleton, Canadá (set/2017-fev/2018). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2013. É vice-presidente da Associação Latino-Americana de Estudos da Escrita no Ensino Superior e em Contextos Profissionais (ALES) e coordenadora geral do Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos (LILA), no Paraná. Foi editora de textos em português da WACClearinghouse Latin America, editora-chefe da Revista da ANPOLL (2021-2023) e coordenadora do GT de Gêneros Textuais/Discursos da ANPOLL (2021-2023). Atua na Linguística Aplicada com pesquisas em: gêneros textuais, letramentos acadêmico-científicos e ambientais educação inicial e continuada de professores de línguas, educação linguística crítica.

Publicado

2025-09-11