LETRAMENTO ACADÊMICO CIENTÍFICO: O LIVRO DIDÁTICO COMO FIO CONDUTOR DE UM MOVIMENTO DE CONTINUIDADE ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA E ENSINO SUPERIOR

Autores/as

Resumen

Este artigo investiga o potencial do livro didático como vetor de letramento acadêmico, ancorando-se nas concepções de letramento como prática social, especialmente a partir da perspectiva de Bakhtin (1997), Lea e Street (1998) e Silva (2020), que enfatizam as dimensões institucional e situada dessas práticas. A pesquisa, de caráter qualiquantitativo, tem finalidade exploratória e utiliza meios documentais, com foco na análise de duas coleções de livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, selecionadas a partir do PNLD 2024 – totalizando oito livros didáticos. O objetivo foi identificar como as propostas baseadas em gêneros discursivos contribuem para a formação acadêmica dos estudantes e sua preparação para o ingresso no Ensino Superior. A análise considerou, qualitativamente, aspectos formais (características dos gêneros) e funcionais (uso pedagógico dos gêneros), e, quantitativamente, a frequência das ocorrências. Observou-se maior incidência de propostas envolvendo esquemas, resumos, exposições orais, infográficos e debates regrados, além de gêneros como resenha, cartaz, pôster, relatório, vlog e podcast. Embora algumas atividades se concentrem na aferição da leitura, em detrimento do letramento crítico, os dados indicam a existência de potencial formativo relevante. A pesquisa contribui para os estudos sobre o papel dos livros didáticos na mediação de práticas de pesquisa e produção de gêneros acadêmicos, ampliando a discussão sobre os espaços formativos escolares em articulação com o Ensino Superior.

Biografía del autor/a

ADA MAGALY MATIAS BRASILEIRO, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP-MG)

Doutora em Letras: Linguística e Língua Portuguesa, professora adjunta da UFOP, coordenadora do Laboratório de Linguagens (LALIN).

Haslan Moreira Costa, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestrando em Estudos da Linguagem, graduado em Licenciatura em Letras Língua Portuguesa.

Publicado

2025-09-11