O LETRAMENTO ACADÊMICO VIABILIZADO PELA PERSPECTIVA DOS GÊNEROS DISCURSIVOS

Autores/as

Resumen

O letramento acadêmico como diretriz teórico-pedagógica para a disciplina Língua Portuguesa e Redação e Estilística, presente no currículo de formação de oficiais do Exército Brasileiro, pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), é o tema desta pesquisa, um recorte de investigação mais ampla. Constatação de professores da Instituição sobre dificuldades dos cadetes na produção escrita motivou a busca de uma perspectiva didático-pedagógica atualizada para essa disciplina. O objetivo deste trabalho é interpretar dados bibliográficos que possam subsidiar o processo de ensino e aprendizagem de produção escrita dos cadetes da AMAN, em uma perspectiva de letramento acadêmico. Metodologicamente, tem caráter qualitativo interpretativista e é do tipo bibliográfica. A análise da bibliografia sobre o tema apontou para o conceito bakhtiniano de gênero discursivo como forma de operacionalização do letramento acadêmico. A partir desse primeiro resultado, a pesquisa direcionou-se a esse conceito. Considerando a disciplina em foco, concluiu que o gênero discursivo relatório é o que deve ser abordado prioritariamente na perspectiva do letramento acadêmico na AMAN, como forma de contribuir para o desenvolvimento das dimensões discursiva, linguística, cognitiva e sociocultural esperadas na formação acadêmica do cadete, futuro oficial do Exército Brasileiro.

Publicado

2025-09-11