LETRAMENTOS ACADÊMICOS EM DIÁLOGO: MOVIMENTOS DE PESQUISA E ESCRITA
Resumen
As questões que movem a pesquisa focam em elementos relacionados aos modos de viver os letramentos acadêmicos, na universidade, que mobilizam habilidades, linguagens e conhecimentos especializados e organizam os saberes e a escrita acadêmica, bem como integram aspectos relacionados às experiências subjetivas com a língua(gem). Quais são as pressões que mais atingem os alunos, em seus modos de apropriação da escrita acadêmica? E como essas pressões estão ligadas aos contextos, às normatividades e às relações interpessoais? Considerando a perspectiva sociocultural dos letramentos, os modelos de letramentos (Lea & Street, 1998), a visão dialógica bakhtiniana e as noções de interespacialidade (Lopes, 2021), este estudo visa descrever um evento de letramento de uma egressa do Mestrado em Letras em seu processo de constituição letrada no período da escrita de sua dissertação. Por meio da observação autoetnográfica e dos conceitos de cronotopo e exotopia, delineou-se a metodologia, buscando recuperar os movimentos dialógicos entre orientadora e orientanda que marcaram as vivências no contexto da universidade. Como consequência, foi possível identificar como este processo de (re)escrita é gerado de forma colaborativa, revelando diferentes formas de participação nas práticas e eventos de letramentos, nos quais as singularidades se tocam em diálogo com a alteridade, com as vozes que compõem o tempo e o espaço acadêmico, na construção de novos significados de letramentos.