LETRAMENTOS ACADÊMICOS EM DIÁLOGO: MOVIMENTOS DE PESQUISA E ESCRITA

Autores

Resumo

As questões que movem a pesquisa focam em elementos relacionados aos modos de viver os letramentos acadêmicos, na universidade, que mobilizam habilidades, linguagens e conhecimentos especializados e organizam os saberes e a escrita acadêmica, bem como integram aspectos relacionados às experiências subjetivas com a língua(gem). Quais são as pressões que mais atingem os alunos, em seus modos de apropriação da escrita acadêmica? E como essas pressões estão ligadas aos contextos, às normatividades e às relações interpessoais? Considerando a perspectiva sociocultural dos letramentos, os modelos de letramentos (Lea & Street, 1998), a visão dialógica bakhtiniana e as noções de interespacialidade (Lopes, 2021), este estudo visa descrever um evento de letramento de uma egressa do Mestrado em Letras em seu processo de constituição letrada no período da escrita de sua dissertação. Por meio da observação autoetnográfica e dos conceitos de cronotopo e exotopia, delineou-se a metodologia, buscando recuperar os movimentos dialógicos entre orientadora e orientanda que marcaram as vivências no contexto da universidade. Como consequência, foi possível identificar como este processo de (re)escrita é gerado de forma colaborativa, revelando diferentes formas de participação nas práticas e eventos de letramentos, nos quais as singularidades se tocam em diálogo com a alteridade, com as vozes que compõem o tempo e o espaço acadêmico, na construção de novos significados de letramentos.

Biografia do Autor

Victoria Wilson, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores

Victoria Wilson

Graduada em Letras (Português-Literaturas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Letras (Literatura Brasileira) pela Universidade Federal Fluminense (1986) e doutorado em Letras (Linguística) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Concluiu pós-doutoramento no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (2009). É professora associada de Linguística do Departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro onde atua na graduação e na pós graduação stricto sensu -  PROFLETRAS e Mestrado em Letras e Linguísticas - PPLIN). Foi Vice-coordenadora do Mestrado Profissional PROFLETRAS da FFP-UERJ. Coordenadora do grupo de pesquisa Linguagem & Sociedade (CNPQ&UERJ).  Participa de pesquisas relacionadas a temas no contexto da  Linguística Aplicada: ao ensino e aprendizagem de língua portuguesa com ênfase nos estudos do letramento acadêmico e letramentos escolares. Também pesquisa no campo da pragmática; discurso e interação (face e afeto) em contextos institucionais.

 

Professora associada do Departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; atua na graduação e na pós graduação stricto sensu -  PROFLETRAS e Mestrado em Letras e Linguísticas - PPLIN. Foi Vice-coordenadora do Mestrado Profissional PROFLETRAS da UERJ. Coordenadora do grupo de pesquisa Linguagem & Sociedade (CNPQ&UERJ).  Pesquisa no âmbito da  Linguística Aplicada: ao ensino e aprendizagem de língua portuguesa com ênfase nos estudos do letramento acadêmico e letramentos escolares;  e no campo da pragmática; discurso e interação (face e afeto) em contextos institucionais.

Professora associada do Departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores da UERJ; atua na graduação e na pós graduação strcito sensu:-  PROFLETRAS e Mestrado em Letras e Linguísticas - PPLIN. Foi Vice-coordenadora do Mestrado Profissional PROFLETRAS da UERJ. Coordena o grupo de pesquisa Linguagem & Sociedade (CNPQ&UERJ).  Pesquisa no âmbito da  Linguística Aplicada: ao ensino e aprendizagem de língua portuguesa com ênfase nos estudos do letramento acadêmico e letramentos escolares;  e no campo da pragmática; discurso e interação (face e afeto) em contextos institucionais.

 

 

Professora associada do Departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores da UERJ; atua na graduação e na pós graduação strcito sensu:- Mestradro Profissional - PROFLETRAS e Mestrado em Letras e Linguísticas - PPLIN. Foi Vice-coordenadora do PROFLETRAS da UERJ. Coordena o grupo de pesquisa Linguagem & Sociedade (CNPQ&UERJ).  Pesquisa no âmbito da Linguística Aplicada com ênfase nos estudos do letramento acadêmico e letramentos escolares;  e no campo da pragmática; discurso e interação (face e afeto) em contextos institucionais.

Professora associada da Faculdade de Formação de Professores (UERJ); atua na graduação e na pós graduação: Mestrado Profissional (PROFLETRAS) e Mestrado em Letras e Linguística – (PPLIN). Foi vice-coordenadora do PROFLETRAS da UERJ. Coordena o grupo de pesquisa Linguagem & Sociedade (CNPQ&UERJ).  Pesquisa no âmbito da Linguística Aplicada com ênfase nos estudos dos letramentos acadêmico e escolares;  no campo da pragmática; discurso e interação (face e afeto) em contextos institucionais.

Beatriz Fernanda Fortunato, UERJ

Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Leitura e Produção de Textos e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduanda em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Membro dos grupos de pesquisa "Linguagem Sociedade" (CNPq/UERJ) e "Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica" (GEPLEA/CNPq/UFF). Seus interesses de pesquisa incluem letramentos, letramentos acadêmicos e formação docente para a Educação Básica.

Downloads

Publicado

2025-09-11