PRODUTOS EDUCACIONAIS E PESQUISA NARRATIVA: PONTOS E CONTRAPONTOS

Autores/as

Resumen

Este artigo, fundamentado em uma revisão bibliográfica e na vivência dos autores em um programa de doutorado profissional, reflete sobre a natureza do produto educacional quando concebido sob as lentes da pesquisa narrativa. A partir de uma análise que articula as bases teórico-epistemológicas da área com as especificidades do campo de atuação profissional, o artigo demonstra que o produto educacional não é uma "vareta mágica" ou uma solução pronta. Pelo contrário, sua concepção é um processo que emerge do exercício (auto)biográfico do pesquisador, honrando a experiência dos participantes e se materializando como um recurso para promoção da reflexividade crítica. O artigo defende que o produto educacional narrativo deve ser acessível e autoexplicativo, pautado em três pilares essenciais: a voz e a assinatura do pesquisador, que conferem autenticidade ao material, e a audiência, que se torna o princípio orientador da sua composição. Além disso, a avaliação desse produto também se constitui de um processo narrativo, realizado por meio de textos de campo que capturam a experiência dos participantes e superam a frieza de critérios predefinidos em fichas avaliativas convencionais. O artigo contribui para o campo ao detalhar as especificidades e os desafios de conceber produtos educacionais a partir da pesquisa narrativa, servindo como um ponto de partida para outros pesquisadores de programas de pós-graduação profissionais.

Biografía del autor/a

Felipe da Costa Negrão, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutorando em Ensino Tecnológico, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM. Professor do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Luciani Andrade de Andrade, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)

Doutoranda em Ensino Tecnológico, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM.

Amarildo Menezes Gonzaga

Doutor em Desenvolvimento Curricular pela Universidad de Valladolid – UVA.

Publicado

2025-12-19

Cómo citar

da Costa Negrão, F., Andrade de Andrade, L., & Menezes Gonzaga, A. (2025). PRODUTOS EDUCACIONAIS E PESQUISA NARRATIVA: PONTOS E CONTRAPONTOS. Revista De Produtos Educacionais E Pesquisas Em Ensino, 9(4), 53–69. Recuperado a partir de https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1391

Número

Sección

Artigos