PRODUTOS EDUCACIONAIS E PESQUISA NARRATIVA: PONTOS E CONTRAPONTOS
Abstract
Este artigo, fundamentado em uma revisão bibliográfica e na vivência dos autores em um programa de doutorado profissional, reflete sobre a natureza do produto educacional quando concebido sob as lentes da pesquisa narrativa. A partir de uma análise que articula as bases teórico-epistemológicas da área com as especificidades do campo de atuação profissional, o artigo demonstra que o produto educacional não é uma "vareta mágica" ou uma solução pronta. Pelo contrário, sua concepção é um processo que emerge do exercício (auto)biográfico do pesquisador, honrando a experiência dos participantes e se materializando como um recurso para promoção da reflexividade crítica. O artigo defende que o produto educacional narrativo deve ser acessível e autoexplicativo, pautado em três pilares essenciais: a voz e a assinatura do pesquisador, que conferem autenticidade ao material, e a audiência, que se torna o princípio orientador da sua composição. Além disso, a avaliação desse produto também se constitui de um processo narrativo, realizado por meio de textos de campo que capturam a experiência dos participantes e superam a frieza de critérios predefinidos em fichas avaliativas convencionais. O artigo contribui para o campo ao detalhar as especificidades e os desafios de conceber produtos educacionais a partir da pesquisa narrativa, servindo como um ponto de partida para outros pesquisadores de programas de pós-graduação profissionais.






