Glossário

Acesso aberto (open access): modelo de publicação que disponibiliza a pesquisa científica online, de forma gratuita para o leitor e com permissões ampliadas de reuso.

Crossref: agência oficial de registro de DOI para publicações acadêmicas, que também oferece serviços como a descoberta de citações (Cited-by) e a verificação de similaridade (Similarity Check).

dARK (decentralized Archival Resource Key): uma implementação descentralizada do padrão ARK (Archival Resource Key) que utiliza a tecnologia blockchain para atribuir e gerenciar identificadores persistentes (PIDs) para recursos digitais de pesquisa. Desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em parceria com a LA Referencia, seu objetivo é fornecer uma alternativa aberta, federada e de baixo custo à infraestrutura centralizada de PIDs, especialmente para os países do Sul Global, garantindo a persistência e resolubilidade de links de forma independente de uma única agência controladora.

DOI (Digital Object Identifier): código alfanumérico único e permanente que identifica e fornece um link estável na internet para objetos digitais, como artigos científicos.

Fluxo contínuo (publicação contínua): Modelo de publicação em que artigos aprovados são disponibilizados online individualmente e imediatamente, sem aguardar a formação de uma edição completa da revista.

Identificadores persistentes (PIDs): Identificadores de longo prazo que não mudam e garantem acesso permanente a recursos digitais, como artigos, autores ou instituições.

Licença Creative Commons: Conjunto de licenças de direito autoral padrão que permite aos autores compartilhar e permitir a reutilização de seu trabalho sob termos predefinidos, como atribuição e uso não comercial.

Metadados (metadata): dados estruturados que descrevem e fornecem informações sobre um recurso (como um artigo), incluindo título, autores, resumo, palavras-chave e afiliações, essenciais para descoberta e indexação.

OAI-PMH (Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting): protocolo padrão que permite a coleta (harvesting) de metadados de repositórios e portais, facilitando a agregação de conteúdo em bases de dados e indexadores.

ORCID (Open Researcher and Contributor ID): código único e persistente para identificar pesquisadores, desambiguando autores com nomes similares e vinculando toda sua produção científica.

Preprint: versão inicial de um manuscrito científico, compartilhada em um repositório público online antes da submissão ou da conclusão da revisão por pares em uma revista.

Resumo estruturado: formato de resumo que organiza o conteúdo em seções padronizadas (como Objetivo, Métodos, Resultados, Conclusão), substituindo o formato de texto único para melhorar a clareza e a recuperação de informações.

ROR (Research Organization Registry): identificador persistente, aberto e global para instituições de pesquisa e ensino, garantindo que a afiliação dos autores seja padronizada e inequívoca.