LETRAMENTOS ACADÊMICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Resumo
O ensino de língua portuguesa na educação básica deve ser marcado por práticas de leitura situadas a partir de gêneros textuais, a fim de que os alunos desenvolvam as habilidades e competências necessárias, conforme as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse contexto, muitos são os gêneros aplicados no ensino, e a BNCC tem direcionado experiências com textos que circulam no ambiente digital e que estão inseridos no cotidiano dos estudantes. Entretanto, ao tratarmos sobre gêneros textuais da academia, tendo em vista os letramentos acadêmicos, percebemos um certo distanciamento entre a educação básica e a educação técnica e/ou superior, o que gera um apagamento das estratégias de associação entre conhecimentos advindos da educação básica. Diante disso, o objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de investigação científica, à luz dos letramentos acadêmicos, a qual introduza gêneros acadêmicos para os estudantes da educação básica. Teoricamente, pautamo-nos em Ribeiro e Souza (2021), Teixeira e Silva (2023), Vitorino e Silva (2023), Silva (2019), entre outros. Para a metodologia, adotamos uma pesquisa qualitativa, atrelada a uma pesquisa-ação, por envolver uma experiência desenvolvida em sala de aula, sugerindo-a como caminho interventivo para aulas de língua portuguesa. Dessa forma, os resultados revelam que tais experiências podem ampliar os conhecimentos dos estudantes e fazê-los perceberem o ensino como integração, pois o que é estudado na educação básica serve como embasamento para uma melhor vivência acadêmica futura. Assim, haverá uma nova visão sobre as aulas de língua portuguesa, as quais não deixarão de cumprir os direcionamentos propostos quanto à estrutura curricular.