PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR ENTRE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA COM OS CONTEÚDOS DE FISIOLOGIA HUMANA E FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Cláudia Elizandra Lemke UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
  • Neusa Maria John Scheid UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar uma proposta de ensino interdisciplinar entre Ciências e Educação Física com os conteúdos de Fisiologia Humana e Fisiologia do Exercício para o ensino fundamental. A proposta foi construída através de 16 aulas com concepções da investigação-ação, estruturada em três momentos pedagógicos: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. O planejamento se divide em nove temas principais e 30 subtemas. Os conteúdos estão de acordo com as propostas de competências estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular para os anos finais do ensino fundamental, além de estarem de acordo com o Plano Nacional de Promoção da Saúde, Diretrizes Curriculares Nacionais e a Carta Brasileira de Prevenção Integrada na Área da Saúde na perspectiva da Educação Física. Como instrumentos de auxílio e avaliação das aulas são utilizados os diários de bordo dos professores e diários de aprendizagem dos alunos. A análise se caracteriza como análise de conteúdo.

Downloads

Publicado

28.08.2020

Como Citar

Lemke, C. E., & Scheid, N. M. J. (2020). PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR ENTRE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA COM OS CONTEÚDOS DE FISIOLOGIA HUMANA E FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista De Produtos Educacionais E Pesquisas Em Ensino, 4(1), 76–96. Recuperado de https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/954

Edição

Seção

Produtos Educacionais