A GEOMETRIA EUCLIDIANA E AS GEOMETRIAS NÃO-EUCLIDIANA NUMA VISÃO EPISTEMOLÓGICA SEGUNDO A FILOSOFIA DE BACHELARD

Autores

  • Armando Paulo Silva
  • Wilson Massashiro Yonezawa

Resumo

Este artigo tem o objetivo de mostrar a visão epistemológica segundo a filosofia de Bachelard das geometrias euclidiana e não-euclidianas. A metodologia utilizada foi a descrição e a análise dos fundamentos existentes na literatura. Os aspectos abordados nesta pesquisa envolvem: a geometria euclidiana, a geometria depois de Euclides, os precursores da geometria não-euclidiana, as geometrias não-euclidianas esférica e a hiperbólica e Bachelard e os dilemas da filosofia geométrica. Considera-se que a Filosofia da Ciência que Bachelard defende está relacionada com o desenvolvimento do conhecimento científico sem a origem de verdades absolutas. É preciso buscar as possibilidades de transformações dentro de uma área de conhecimento sem, necessariamente, descaracterizá-la.

Biografia do Autor

Armando Paulo Silva

Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Câmpus Cornélio Procópio (UTFPR-CP).

Wilson Massashiro Yonezawa

Docente do Programa de Pós-Graduação Educação para Ciência - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Faculdade de Ciências – Campus de Bauru.

Downloads

Publicado

20.06.2017

Como Citar

Silva, A. P., & Yonezawa, W. M. (2017). A GEOMETRIA EUCLIDIANA E AS GEOMETRIAS NÃO-EUCLIDIANA NUMA VISÃO EPISTEMOLÓGICA SEGUNDO A FILOSOFIA DE BACHELARD. Revista De Produtos Educacionais E Pesquisas Em Ensino, 1(1), 141–156. Recuperado de https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/905

Edição

Seção

Revisão Teórica