ENERGIAS RENOVÁVEIS E SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A ECO-ÁRVORE COMO RECURSO DIDÁTICO INTERDISCIPLINAR
Resumo
A intensificação das crises ambientais, o esgotamento de recursos naturais e o avanço da poluição por microplásticos demandam novas abordagens no ensino, capazes de formar cidadãos conscientes e preparados para lidar com os desafios da sustentabilidade. Nesse contexto, a educação ambiental aliada à ciência e tecnologia torna-se estratégica para promover a compreensão da economia circular, da gestão de resíduos e do uso de fontes renováveis de energia desde a escola básica. Este artigo tem como proposição investigar e desenvolver uma proposta interdisciplinar de recurso didático baseado em Geração Híbrida de Energia (solar e eólica), automação com Arduino e princípios da Economia Circular, visando à promoção da educação ambiental e da cultura científica em escolas públicas da Educação Básica. Neste escopo, são propostas atividades didáticas integradas que articulam conceitos de Ciências da Natureza, Física e Sustentabilidade, estimulando o protagonismo estudantil por meio de práticas com sensores, programação e prototipagem com Arduino. A Eco-Árvore, como proposta aplicada, exemplifica a utilização de uma estação híbrida de energia solar e eólica associada a uma miniestação meteorológica automatizada, funcionando como ferramenta de apoio para aulas interdisciplinares e projetos de extensão. Mesmo diante de limitações estruturais, como a ausência de infraestrutura para impressão 3D, o projeto reforça a relevância de inserir temas como energias limpas e poluição plástica no currículo, fortalecendo competências previstas na BNCC e contribuindo para os ODS 4, 7 e 12.






