ENERGIAS RENOVÁVEIS E SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A ECO-ÁRVORE COMO RECURSO DIDÁTICO INTERDISCIPLINAR

Autores/as

  • Melissa Ester Cartaxo
  • Selma dos Santos Rosa Universidade Federal do Paraná

Resumen

A intensificação das crises ambientais, o esgotamento de recursos naturais e o avanço da poluição por microplásticos demandam novas abordagens no ensino, capazes de formar cidadãos conscientes e preparados para lidar com os desafios da sustentabilidade. Nesse contexto, a educação ambiental aliada à ciência e tecnologia torna-se estratégica para promover a compreensão da economia circular, da gestão de resíduos e do uso de fontes renováveis de energia desde a escola básica. Este artigo tem como proposição investigar e desenvolver uma proposta interdisciplinar de recurso didático baseado em Geração Híbrida de Energia (solar e eólica), automação com Arduino e princípios da Economia Circular, visando à promoção da educação ambiental e da cultura científica em escolas públicas da Educação Básica. Neste escopo, são propostas atividades didáticas integradas que articulam conceitos de Ciências da Natureza, Física e Sustentabilidade, estimulando o protagonismo estudantil por meio de práticas com sensores, programação e prototipagem com Arduino. A Eco-Árvore, como proposta aplicada, exemplifica a utilização de uma estação híbrida de energia solar e eólica associada a uma miniestação meteorológica automatizada, funcionando como ferramenta de apoio para aulas interdisciplinares e projetos de extensão. Mesmo diante de limitações estruturais, como a ausência de infraestrutura para impressão 3D, o projeto reforça a relevância de inserir temas como energias limpas e poluição plástica no currículo, fortalecendo competências previstas na BNCC e contribuindo para os ODS 4, 7 e 12.

Biografía del autor/a

Melissa Ester Cartaxo

Graduanda em Engenharia Ambiental e Sanitária, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pontal do Paraná - PR.

Selma dos Santos Rosa, Universidade Federal do Paraná

Universidade Federal do Paraná, Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Publicado

2025-10-31

Cómo citar

Ester Cartaxo, M., & dos Santos Rosa, S. (2025). ENERGIAS RENOVÁVEIS E SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A ECO-ÁRVORE COMO RECURSO DIDÁTICO INTERDISCIPLINAR. Revista De Produtos Educacionais E Pesquisas Em Ensino, 9(2), 207–228. Recuperado a partir de https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/2080