JOGOS AFRICANOS NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CAMINHOS PARA UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA MULTICULTURAL
Resumo
Este estudo trata do ensino dos Jogos como possibilidade de estratégia didática multicultural nas aulas do componente curricular Educação Física. Desenvolvido a partir do projeto de ensino, “Ludicidade e Jogos Africanos”. tendo como objetivo relatar a experiência de uma sequência didático-pedagógica envolvendo o lúdico e os jogos fundamentados em jogos de tabuleiros africanos, para tal, inspirou-se no multiculturalismo crítico (Candau, 2013; Mclaren, 1997). Utilizou-se para experimentação as aulas de Educação física realizadas com os discentes do 1° ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), campus Itaituba. O recurso metodológico escolhido para aplicação foram as metodologias ativas com enfoque no ensino lúdico. Logo, como resultados obtiveram-se o conhecimento e a construção, por parte dos discentes, de três jogos africanos de tabuleiro que revelaram significativas possibilidades de ensino dos jogos, principalmente, para a construção de uma práxis da Educação física pautada na perspectiva multicultural crítica, tornando-se um espaço de produção e ressignificação de cultura, bem como de reflexão crítica da realidade. Além disso, verificou-se a importância de atividades lúdicas para o aprendizado os discentes, visto que, houve um maior envolvimento e participação dos mesmos nas aulas de Educação Física, proporcionando momentos de socialização, alegria e de aprendizado.






