AUTORIA CIENTÍFICA SOB A PERSPECTIVA DE GÊNERO: ESTUDO COMPARATIVO NA REVISTA REPPE (2017–2024)

Autori

  • Mara Fernanda Parisoto
  • Jaqueline da Costa Serra

Abstract

A autoria científica é uma dimensão central na construção de prestígio acadêmico e visibilidade intelectual. Em especial, a posição de último autor costuma indicar a liderança da pesquisa e a senioridade acadêmica. Estudos recentes, como os divulgados pela Nature Physics (2025), demonstram que as mulheres permanecem sub-representadas nas posições mais valorizadas da autoria, especialmente como últimas autoras. Este artigo analisa a distribuição de autoria por gênero nos artigos publicados na Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino (REPPE), no período de 2017 a 2024 — intervalo escolhido por abranger desde a criação da revista até o ano mais recente disponível. A análise foi organizada em três dimensões: posição dos autores (primeiro, intermediário e último), evolução temporal e área temática dos artigos. Os resultados mostram predominância feminina na primeira autoria, equilíbrio relativo nas posições intermediárias e maior presença masculina na última autoria. A análise temporal revela crescimento gradual da participação feminina, principalmente entre os primeiros autores, embora ainda limitada nas posições de maior prestígio. A segmentação por área temática indica maior presença de mulheres em temas ligados à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental, contrastando com a baixa representatividade feminina em áreas como Ciências Exatas e Tecnologias Educacionais. Apesar dos avanços observados ao longo dos anos, os dados evidenciam que a equidade de gênero na liderança de publicações científicas continua sendo um desafio. Os gráficos apresentados ilustram essas três dimensões da análise e reforçam a importância de ações institucionais que promovam a liderança feminina na ciência.

Biografie autore

Mara Fernanda Parisoto

Doutora em Ensino de Física, Docente na UFPR.

Jaqueline da Costa Serra

Graduanda na Universidade Federal do Paraná no setor Palotina.

Pubblicato

2025-10-31

Come citare

Fernanda Parisoto, M., & da Costa Serra, J. (2025). AUTORIA CIENTÍFICA SOB A PERSPECTIVA DE GÊNERO: ESTUDO COMPARATIVO NA REVISTA REPPE (2017–2024). Revista De Produtos Educacionais E Pesquisas Em Ensino, 9(2), 76–89. Recuperato da https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/2042