AUTORIA CIENTÍFICA SOB A PERSPECTIVA DE GÊNERO: ESTUDO COMPARATIVO NA REVISTA REPPE (2017–2024)

Autores/as

  • Mara Fernanda Parisoto
  • Jaqueline da Costa Serra

Resumen

A autoria científica é uma dimensão central na construção de prestígio acadêmico e visibilidade intelectual. Em especial, a posição de último autor costuma indicar a liderança da pesquisa e a senioridade acadêmica. Estudos recentes, como os divulgados pela Nature Physics (2025), demonstram que as mulheres permanecem sub-representadas nas posições mais valorizadas da autoria, especialmente como últimas autoras. Este artigo analisa a distribuição de autoria por gênero nos artigos publicados na Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino (REPPE), no período de 2017 a 2024 — intervalo escolhido por abranger desde a criação da revista até o ano mais recente disponível. A análise foi organizada em três dimensões: posição dos autores (primeiro, intermediário e último), evolução temporal e área temática dos artigos. Os resultados mostram predominância feminina na primeira autoria, equilíbrio relativo nas posições intermediárias e maior presença masculina na última autoria. A análise temporal revela crescimento gradual da participação feminina, principalmente entre os primeiros autores, embora ainda limitada nas posições de maior prestígio. A segmentação por área temática indica maior presença de mulheres em temas ligados à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental, contrastando com a baixa representatividade feminina em áreas como Ciências Exatas e Tecnologias Educacionais. Apesar dos avanços observados ao longo dos anos, os dados evidenciam que a equidade de gênero na liderança de publicações científicas continua sendo um desafio. Os gráficos apresentados ilustram essas três dimensões da análise e reforçam a importância de ações institucionais que promovam a liderança feminina na ciência.

Biografía del autor/a

Mara Fernanda Parisoto

Doutora em Ensino de Física, Docente na UFPR.

Jaqueline da Costa Serra

Graduanda na Universidade Federal do Paraná no setor Palotina.

Publicado

2025-10-31

Cómo citar

Fernanda Parisoto, M., & da Costa Serra, J. (2025). AUTORIA CIENTÍFICA SOB A PERSPECTIVA DE GÊNERO: ESTUDO COMPARATIVO NA REVISTA REPPE (2017–2024). Revista De Produtos Educacionais E Pesquisas Em Ensino, 9(2), 76–89. Recuperado a partir de https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/2042