TRÊS NÍVEIS DO CONHECIMENTO QUÍMICO NO ENSINO DE TERMOQUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA

Authors

  • Caroline dos Santos Ferraz
  • Andressa Algayer da Silva Moretti

Abstract

O presente relato tem como objetivo compartilhar uma experiência docente vivenciada durante o Estágio Supervisionado III do curso de Licenciatura em Ciências Exatas, com habilitação em Química, realizado em uma escola pública do norte do Paraná. A sequência didática desenvolvida teve como foco o ensino de termoquímica por meio da integração dos três níveis do conhecimento químico propostos por Johnstone: macroscópico, submicroscópico e simbólico. As aulas foram planejadas com base em sondagens prévias e fundamentação teórica, buscando superar a fragmentação do ensino tradicional e aproximar os estudantes de uma compreensão mais significativa da Química. Foram realizadas atividades experimentais, discussões orientadas, uso de simuladores, resolução de problemas e avaliação formativa. Os resultados apontam para um aumento no engajamento discente, especialmente em aulas com experiências visuais e contextualizadas. Além disso, destaca-se a contribuição dessa vivência para a formação da identidade docente da estagiária, evidenciando a importância da articulação entre teoria e prática no estágio supervisionado.

Author Biographies

Caroline dos Santos Ferraz

Licencianda em Ciências Exatas na Universidade Federal do Paraná – Campus Avançado de Jandaia do Sul.

Andressa Algayer da Silva Moretti

Doutora em Educação para a Ciências na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP. Professora Substituta na Universidade Federal do Paraná - Campus Avançado de Jandaia do Sul.

Published

2025-10-31

How to Cite

dos Santos Ferraz, C., & Algayer da Silva Moretti, A. (2025). TRÊS NÍVEIS DO CONHECIMENTO QUÍMICO NO ENSINO DE TERMOQUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA. Revista De Produtos Educacionais E Pesquisas Em Ensino, 9(2), 60–75. Retrieved from https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/2041