TRÊS NÍVEIS DO CONHECIMENTO QUÍMICO NO ENSINO DE TERMOQUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA
Resumen
O presente relato tem como objetivo compartilhar uma experiência docente vivenciada durante o Estágio Supervisionado III do curso de Licenciatura em Ciências Exatas, com habilitação em Química, realizado em uma escola pública do norte do Paraná. A sequência didática desenvolvida teve como foco o ensino de termoquímica por meio da integração dos três níveis do conhecimento químico propostos por Johnstone: macroscópico, submicroscópico e simbólico. As aulas foram planejadas com base em sondagens prévias e fundamentação teórica, buscando superar a fragmentação do ensino tradicional e aproximar os estudantes de uma compreensão mais significativa da Química. Foram realizadas atividades experimentais, discussões orientadas, uso de simuladores, resolução de problemas e avaliação formativa. Os resultados apontam para um aumento no engajamento discente, especialmente em aulas com experiências visuais e contextualizadas. Além disso, destaca-se a contribuição dessa vivência para a formação da identidade docente da estagiária, evidenciando a importância da articulação entre teoria e prática no estágio supervisionado.






