AMBIENTE UNIVERSITÁRIO 3D: ABORDAGENS, TÉCNICAS E PERSPECTIVAS FUTURAS

Autores/as

  • Samuel Wesley de Alcantara Magalhães
  • Anderson da Sivla Marcolino Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • João Paulo Folador Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Resumen

A modelagem tridimensional tem se consolidado como ferramenta fundamental em diversas áreas do conhecimento, possibilitando a representação e simulação de ambientes reais em contextos virtuais. Este trabalho tem como objetivo fundamentar métodos e técnicas utilizadas na área da modelagem 3D, levantar as ferramentas e técnicas utilizadas e criar parte de um ambiente virtual com algumas edificações do campus da Universidade Federal do Paraná do Setor Palotina. Portanto, as medidas dos blocos foram obtidas via Google Maps e dados antropométricas. O processo envolveu etapas de modelagem e texturização, orientadas por observações dos blocos e registros de fotografias. Apesar dos desafios enfrentados com métricas e domínio da ferramenta Blender, os resultados obtidos demonstram fidelidade visual e funcional, constituindo uma base promissora para iniciativas futuras em realidade virtual e aumentada. Como continuidade futura, o projeto prevê visitas virtuais ao campus de Palotina por meio de um mapa 3D, contribuindo para a divulgação da UFPR em eventos educativos.

Biografía del autor/a

Samuel Wesley de Alcantara Magalhães

Graduando em Licenciatura em Computação, Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Setor Palotina.

Anderson da Sivla Marcolino, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor em Ciências de Computação e Matemática Computacional, Professor do Curso de Licenciatura em Computação, UFPR - Setor Palotina.

João Paulo Folador, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor em Engenharia Elétrica, Professor do Curso de Licenciatura em Computação, UFPR - Setor Palotina.

Publicado

2025-10-31

Cómo citar

Wesley de Alcantara Magalhães, S., da Sivla Marcolino, A., & Folador, J. P. (2025). AMBIENTE UNIVERSITÁRIO 3D: ABORDAGENS, TÉCNICAS E PERSPECTIVAS FUTURAS. Revista De Produtos Educacionais E Pesquisas Em Ensino, 9(2), 90–105. Recuperado a partir de https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/2043