TRILHAS ECOLÓGICAS E VISITAS CIENTÍFICAS: ESTRATÉGIAS DE ESTÍMULO PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Autori

  • Mariana Aparecida de Carvalho Lima
  • Luisa Renata Mutelstad Hugen
  • Isabel da Silva Werlang
  • Fábio Rogério Rosado Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Setor Palotina

Abstract

As trilhas ecológicas e as visitas científicas planejadas são valiosas ferramentas para o enriquecimento da formação acadêmica de profissionais relacionados às Ciências Biológicas e para despertar o interesse de jovens e adultos com relação à questão ambiental. Este trabalho relata e avalia as contribuições de duas experiências realizadas com jovens participantes do programa “Futuras Cientistas” – uma trilha ecológica ao Parque Estadual São Camilo, e uma visita científica planejada a um meliponário como estratégias para o estímulo do interesse em jovens estudantes pelas áreas das Ciências e da Biologia. As atividades foram avaliadas com base na análise dos depoimentos das participantes para a avaliação dos pontos positivos e negativos frente às dificuldades relacionadas com estas experiências. Os principais pontos positivos são tocantes à oportunidade das estudantes verificarem “na prática” conteúdos abordados nas aulas teóricas, observarem fenômenos e interações biológicas específicas que não são contempladas no programa didático das disciplinas exercitar a capacidade do trabalho em equipe. Os principais pontos negativos foram a dificuldade para a obtenção de autorizações dos pais dos alunos, as dificuldades relativas ao transporte e movimentação de alunos com deficiência (PcD) e a insegurança do professor para a realização das dinâmicas extraclasse. Concluiu-se que as excursões e visitas científicas planejadas podem contribuir de forma significativa para o estímulo ao interesse em diversas áreas das Ciências Biológicas, integrando dos conteúdos teóricos e práticos. Estas atividades também representam uma excelente oportunidade para a conscientização dos estudantes sobre a importância da preservação ambiental e respeito aos ecossistemas.

Biografie autore

Mariana Aparecida de Carvalho Lima

Mestranda em Biotecnologia – Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina.

Luisa Renata Mutelstad Hugen

Graduanda em Medicina Veterinária – Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina.

Isabel da Silva Werlang

Graduanda em Medicina Veterinária – Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina.

Fábio Rogério Rosado, Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Setor Palotina

Doutor em Ciências Biológicas (área de concentração: Biologia Celular e Molecular). Professor no Departamento de Biociências – Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina.

Pubblicato

2025-10-31

Come citare

de Carvalho Lima, M. A., Mutelstad Hugen, L. R., da Silva Werlang, I., & Rogério Rosado, F. (2025). TRILHAS ECOLÓGICAS E VISITAS CIENTÍFICAS: ESTRATÉGIAS DE ESTÍMULO PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Revista De Produtos Educacionais E Pesquisas Em Ensino, 9(2), 151–165. Recuperato da https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/2049