TRILHAS ECOLÓGICAS E VISITAS CIENTÍFICAS: ESTRATÉGIAS DE ESTÍMULO PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Abstract
As trilhas ecológicas e as visitas científicas planejadas são valiosas ferramentas para o enriquecimento da formação acadêmica de profissionais relacionados às Ciências Biológicas e para despertar o interesse de jovens e adultos com relação à questão ambiental. Este trabalho relata e avalia as contribuições de duas experiências realizadas com jovens participantes do programa “Futuras Cientistas” – uma trilha ecológica ao Parque Estadual São Camilo, e uma visita científica planejada a um meliponário como estratégias para o estímulo do interesse em jovens estudantes pelas áreas das Ciências e da Biologia. As atividades foram avaliadas com base na análise dos depoimentos das participantes para a avaliação dos pontos positivos e negativos frente às dificuldades relacionadas com estas experiências. Os principais pontos positivos são tocantes à oportunidade das estudantes verificarem “na prática” conteúdos abordados nas aulas teóricas, observarem fenômenos e interações biológicas específicas que não são contempladas no programa didático das disciplinas exercitar a capacidade do trabalho em equipe. Os principais pontos negativos foram a dificuldade para a obtenção de autorizações dos pais dos alunos, as dificuldades relativas ao transporte e movimentação de alunos com deficiência (PcD) e a insegurança do professor para a realização das dinâmicas extraclasse. Concluiu-se que as excursões e visitas científicas planejadas podem contribuir de forma significativa para o estímulo ao interesse em diversas áreas das Ciências Biológicas, integrando dos conteúdos teóricos e práticos. Estas atividades também representam uma excelente oportunidade para a conscientização dos estudantes sobre a importância da preservação ambiental e respeito aos ecossistemas.






