EXPLORANDO OS MICROPLÁSTICOS: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A EFICÁCIA DA METODOLOGIA WEBQUEST NO ENTENDIMENTO DE ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O aumento significativo na quantidade de publicações sobre os impactos dos microplásticos no meio ambiente e nos seres vivos serviu como base para o desenvolvimento de uma metodologia que possibilitasse aos alunos acessarem e adquirir conhecimento sobre esse tema por meio da internet. Este estudo teve como objetivo investigar se a utilização da metodologia WebQuest contribuiu para o entendimento dos alunos do 8º ano do ensino fundamental – anos finais, em relação aos microplásticos. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e se configurou como um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário avaliativo, que visava aprofundar o entendimento dos alunos sobre os microplásticos e seus impactos no meio ambiente. A análise dos dados foi conduzida empregando-se a técnica de análise exploratória descritiva. Os resultados indicam que a utilização da metodologia WebQuest se mostra como um recurso viável para auxiliar os alunos na obtenção de conhecimentos sobre os microplásticos e os danos que causam ao meio ambiente. Conclui-se que os estudantes compreenderam efetivamente o tema, demonstrando que as tecnologias desempenham um papel significativo no processo de aprendizado.






