CRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM E-BOOK DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA UM CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO - PRESERVAR O PRESENTE PARA GARANTIR O FUTURO

Authors

Abstract

A temática da sustentabilidade pode ser vista como o eixo estruturante um futuro mais ecologicamente equilibrado para o planeta. O estudo tem como objetivo geral elucidar sobre a criação de um e-book de atividades pedagógicas para um curso técnico de meio ambiente integrado ao ensino médio. Trata-se de um produto educacional resultante de uma pesquisa que ocorreu no âmbito do Instituto Federal Goiano- Campus Ceres. A intenção com o e-book foi gerar um guia para docentes com atividades pedagógicas que são relacionadas com a temática ambiental, sendo facultativo para cada professor fazer as adaptações necessárias conforme sua respectiva realidade educacional. O estudo contou com a realização de pesquisa bibliográfica e uso da análise de conteúdo à luz de Bardin. O processo de validação do e-book contou com 10 avaliadores, os quais consideraram o produto pertinente e apto para ser replicado noutros contextos de aplicação. O estudo concluiu que o e-book cumpriu com os propósitos que motivaram a sua criação, além de servir para um instrumento utilizável em prol de uma educação cidadã e de um planeta mais sustentável.

Author Biographies

Lucilene Batista Ribeiro

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica IF Goiano- Campus Ceres.

Flávio Manoel Coelho Borges Cardoso, Instituto Federal Goiano - Campus Ceres

Doutor em Administração pela Universidade de Brasília/Universidad Jaume I - UJI – Espanha. Professor do IFGoiano. Docente no Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT.

Published

2025-12-19

How to Cite

Batista Ribeiro, L., & Coelho Borges Cardoso, F. M. (2025). CRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM E-BOOK DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA UM CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO - PRESERVAR O PRESENTE PARA GARANTIR O FUTURO. Revista De Produtos Educacionais E Pesquisas Em Ensino, 9(4), 3–32. Retrieved from https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1396

Issue

Section

Artigos