A UTILIZAÇÃO DE RÓTULOS NO ENSINO DE QUÍMICA: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA DE 2014 A 2019

Autores/as

  • Alessandro Cury Soares
  • Marcello Ferreira
  • André Luís Silva da Silva
  • Khalil Oliveira Portugal Universidade de Brasília
  • Olavo Leopoldino da Silva Filho Universidade de Brasília
  • Adriana Pereira Ibaldo
  • José Thiago do Nascimento Pereira
  • Luana Barros Ramalhos
  • Bruno Peixoto de Oliveira

Resumen

Por meio deste artigo buscou-se discutir, à luz da literatura consolidada na área do Ensino de Ciências, a utilização de rótulos de cosméticos e produtos de higiene pessoal nos processos de ensino e de aprendizagem em Química. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo de cunho bibliográfico, sistematizada por meio da Análise de Conteúdo. Foram selecionadas e analisadas oito publicações, cujo foco temático tratou de uma intervenção pedagógica para o Ensino de Química realizada a partir do uso de rótulos dos produtos aqui de interesse. Percebeu-se que os rótulos desses produtos podem ser inseridos na prática educativa de amplos modos, cabendo ao docente a escolha daquele que melhor se adeque à sua realidade. As oficinas temáticas, a pedagogia de projetos e sequências didáticas foram os métodos predominantes na literatura selecionada. Foram observados conteúdos de Química tais como: geometria molecular, polaridade, solubilidade, interações intermoleculares e funções orgânicas. Conclui-se que o uso de rótulos enquanto estratégia didática pode trazer importantes benefícios aos processos de ensino e de aprendizagem, constituindo-se em um recurso de amplo auxílio pedagógico.

Publicado

2019-12-19

Cómo citar

Soares, A. C., Ferreira, M., da Silva, A. L. S., Portugal, K. O., Filho, O. L. da S., Ibaldo, A. P., … Oliveira, B. P. de. (2019). A UTILIZAÇÃO DE RÓTULOS NO ENSINO DE QUÍMICA: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA DE 2014 A 2019. Revista De Produtos Educacionais E Pesquisas Em Ensino, 3(2), 120–141. Recuperado a partir de https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/949

Número

Sección

Produtos Educacionais