ANÁLISE DE UM TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOB AS LENTES DOS ÍNDICES DE OBJETIVIDADE E SUBJETIVIDADE: “ALQUIMIA EM HARRY POTTER”
Resumo
O objetivo deste escrito é analisar o texto “Alquimia em Harry Potter” Divulgação Científica (DC), publicado na revista Ciência Hoje. A análise realizada sob as lentes dos índices de objetividade e subjetividade caracterizou-se por uma atividade desenvolvida no contexto de um curso de graduação em Licenciatura em Computação de um campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O respaldo teórico-metodológico fundamentou-se nos estudos de Leibruder, Valério e Takada, e Cunha e Giordan, compreendendo a DC como prática discursiva híbrida que articula elementos do discurso científico e jornalístico. A pesquisa de natureza qualitativa e do tipo interpretativa revelou que o texto analisado utilizou recursos como, voz do cientista, apagamento do sujeito e elementos didatizantes (definição, nomeação, exemplificação, comparação, metáfora e parafrasagem), os quais pareceram tornar o conteúdo mais acessível ao leitor. Concluiu-se que a DC exerce papel essencial na democratização do conhecimento científico, promovendo o letramento científico, a leitura crítica por meio de temas que engajam. Além disso, refletiu-se que atividades como a análise realizada no contexto formativo podem contribuir para a formação de profissionais mais cautelosos, sugerindo um olhar crítico no que se refere ao viés profissional, tanto como consumidores quanto produtores deste gênero para práticas nos contextos educativos.






