MANIFESTAÇÕES DO RACIOCÍNIO PROPORCIONAL DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA TAREFA PAUTADA NA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS

Autores

  • Camila Cassoli
  • Bárbara Cândido Braz

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de conclusão de curso que teve como foco o desenvolvimento do raciocínio proporcional por meio de atividades orientadas pela Teoria das Situações Didáticas (TSD), proposta por Guy Brousseau. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, cujo objetivo é analisar o desenvolvimento do raciocínio proporcional de educandos de um sétimo ano do Ensino Fundamental, ao desenvolverem uma atividade pautada na TSD. A partir disso, buscou-se responder à seguinte questão norteadora: que elementos associados ao desenvolvimento do raciocínio proporcional emergem em uma atividade matemática pautada na TSD? A atividade analisada neste trabalho foi desenvolvida em uma turma do sétimo ano de uma escola pública localizada no norte do Paraná e os dados foram analisados à luz da TSD bem como das teorias que sustentam o raciocínio proporcional. Os resultados apontaram que a atividade desenvolvida favoreceu a manifestação de indícios do raciocínio proporcional dos estudantes, principalmente durante as dialéticas de formulação e validação, nas quais os estudantes precisaram elaborar estratégias, testar hipóteses e construir justificativas, revelando um processo dinâmico e significativo de aprendizagem matemática.

Biografia do Autor

Camila Cassoli

Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestra em Educação Matemática.

Bárbara Cândido Braz

Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática.

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Publicado

31.10.2025

Como Citar

Cassoli, C., & Braz, B. C. (2025). MANIFESTAÇÕES DO RACIOCÍNIO PROPORCIONAL DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA TAREFA PAUTADA NA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS. Revista De Produtos Educacionais E Pesquisas Em Ensino, 9(2), 258–277. Recuperado de https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/2054