QUAL É O CHUTE MAIS RÁPIDO? UMA ATIVIDADE PRÁTICA PARA CALCULAR A VELOCIDADE DO CHUTE DE UMA BOLA POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Apresenta-se o relato de uma proposta de ensino desenvolvida no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, subprojeto Física, do Instituto Federal do Paraná, Campus Paranaguá. Trata-se de uma atividade prática de caráter investigativo para o cálculo da velocidade média do chute de uma bola, realizada em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio Técnico Integrado em Meio Ambiente. Foram utilizadas duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira, os estudantes foram divididos em equipes e receberam um roteiro. Em seguida, foram conduzidos até o ginásio, onde cada equipe realizou uma série de chutes. Um integrante registrou o chute com smartphone e outro marcou o deslocamento da bola. Cada equipe escolheu um sistema próprio de medida para o deslocamento. Os estudantes calcularam a velocidade do chute, desprezando-se os efeitos da resistência do ar. Na segunda aula, todos os valores de velocidades obtidas pelos grupos foram anotados no quadro para conduzir a discussão sobre a construção do ranking. Nesse momento, discutiu-se a importância de padronizar as formas de medir grandezas e foi retomada a apresentação sobre o Sistema Internacional de Unidades e Medidas. Na semana seguinte, os estudantes avaliaram os pontos positivos, negativos e elaboraram sugestões sobre a proposta. Por unanimidade, todos os estudantes consideraram a atividade diferenciada, interessante, criativa e solicitaram mais aulas neste formato, evidenciando a necessidade de atividades para além da sala de aula.






