O PROJETO ROCKET GIRLS E O REPENSAR DA CIÊNCIA E DO CIENTISTA
Resumo
Ocorre no Setor de Palotina da Universidade Federal do Paraná o projeto “Rocket Girls”. Nesse sentido, o presente artigo busca realizar o repensar da ciência e do cientista por meio do projeto e suas atividades, além de incluir um questionário semiestruturado. O estudo parte da constatação de que a figura do cientista ainda é associada a estereótipos ultrapassados, como sendo um homem idoso e isolado em um laboratório, bem como do fato de que estudantes restringem a ciência nos laboratórios. Assim, baseado na teoria educacional de Paulo Freire, este trabalho busca, a partir de práticas reflexivas que estimulam o pensamento crítico e a identificação das participantes com a ciência, a desmistificação do estereótipo da profissão de cientista associado a um status de superioridade intelectual, às desigualdades de gênero e às visões controversas sobre a atividade científica como profissão. Por fim, os resultados indicam que, antes da intervenção, as participantes apresentavam uma visão restrita da ciência, que foi verificado ao aplicar o questionário. Todavia ao longo do desenvolvimento das atividades, foi notável uma redução da visão restrita e patriarcal, esta contribuição se dá pelos recursos utilizados que tiveram um papel essencial nesse repensar.






