PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E A PRODUÇÃO DE ARTEFATOS E SABERES COMPARTILHADOS EM CADEIA CRIATIVA

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Resumo

O presente artigo constitui um recorte da pesquisa de doutorado, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEduMat, Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, já finalizada, tendo, como objetivo central, investigar como a prática criadora, desenvolvida com professoras que ensinam Matemática, no contexto da Educação Especial, pode propiciar a práxis inclusiva. Discorre-se sobre os aspectos conceituais relacionados à Cadeia Criativa, prática criadora e práxis, articulando-se a Educação Matemática no contexto da Educação Especial, ancorando-se a uma perspectiva inclusiva. Em virtude do cenário imposto pela pandemia da COVID – 19, a pesquisa de campo ocorreu por meio de oficinas virtuais, desenvolvidas com a participação de professoras que ensinam Matemática no Atendimento Educacional Especializado (AEE), sendo realizadas em parceria com o Grupo de Pesquisa Formação e Educação Matemática – FORMEM. Realizou-se a análise dos dados, a partir da técnica de leitura interpretativa-compreensiva, com base na transcrição dos diálogos virtuais face a face. O estudo revela a importância da ação crítica, reflexiva, subversiva/responsável e transformadora das professoras, no processo de produção de artefatos e saberes compartilhados em Cadeia Criativa.

Biografia do Autor

Edvanilson Santos de Oliveira

Professor da Faculdade SENAI – PB, no Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial.

Patricia Sandalo Pereira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEduMat, Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

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Publicado

09.10.2024

Como Citar

de Oliveira, E. S., & Pereira, P. S. (2024). PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E A PRODUÇÃO DE ARTEFATOS E SABERES COMPARTILHADOS EM CADEIA CRIATIVA. Revista De Produtos Educacionais E Pesquisas Em Ensino, 8(2), 1314–1329. Recuperado de https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1717