CRIAÇÃO DE UM PROTÓTIPO EDUCACIONAL: ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO UTILIZANDO O METODO VÊ DE GOWIN

Autores

  • Tassio Lessa do Nascimento Instituto Federal do Rio Grande do Norte
  • Tairiz Tatiani da Costa Instituto Federal do Rio Grande do Norte
  • Luciana Medeiros Bertini Instituto Federal do Rio Grande do Norte
  • Izangela Marculino de Andrade Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

O presente trabalho buscou identificar a possibilidade de promover a aprendizagem significativa, através da comparação dos conhecimentos prévios dos alunos e a evolução conceitual desses conhecimentos. Para isso, foi realizada a criação e aplicação de um aplicativo desenvolvido com base no método Vê Epistemológico de Gowin. No âmbito da pesquisa, foi realizado um estudo de campo, com dados coletados a partir da utilização do aplicativo, com seis alunos do 03° período do curso de especialização de ensino de ciências naturais e matemática do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte - campus Apodi. Foi aplicada uma sequência didática composta por três momentos distintos, onde os discentes utilizaram o protótipo desenvolvido nesta pesquisa. O aplicativo mostrou-se um instrumento facilitador da aprendizagem, sendo evidente o acesso dos discentes aos seus conhecimentos prévios e a ampliação desses conhecimentos depois da intervenção do professor. Portanto, ficou evidente as contribuições dessa ferramenta no processo de uma aprendizagem significativa.   

Downloads

Publicado

09.10.2024

Como Citar

Lessa do Nascimento, T., Tatiani da Costa, T., Medeiros Bertini, L., & Marculino de Andrade, I. (2024). CRIAÇÃO DE UM PROTÓTIPO EDUCACIONAL: ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO UTILIZANDO O METODO VÊ DE GOWIN. Revista De Produtos Educacionais E Pesquisas Em Ensino, 8(2), 1848–1866. Recuperado de https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1664