A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: UM MAPEAMENTO DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO EM PESQUISAS DESENVOLVIDAS NO PERÍODO DE 2014 A 2023

Autores

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi mapear e analisar as pesquisas realizadas sobre formação continuada de professores de ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, adotamos um recorte temporal de 2014 a 2023 em diferentes repositórios de artigos, dissertações e teses, traçando um panorama dessas produções. Nesse recorte temporal, buscamos compreender o que já foi desenvolvido e quais são as possibilidades de desenvolvimento, procurando responder perguntas do tipo: Que práticas foram desenvolvidas? Onde e quando ocorreram? Quais abordagens e temas foram abordados no processo formativo? A pesquisa é ancorada sob o viés qualitativo, relacionado aos estudos bibliográficos do tipo Estado da Arte. A pesquisa bibliográfica permitiu identificar 102 trabalhos publicados em quatro plataformas digitais abertas e gratuitas, no qual utilizamos a Análise de Conteúdo como metodologia de análise. Dentre os resultados alcançados estão a predominância de mulheres entre os pesquisadores que estudam a formação continuada para o ensino de ciências nos anos iniciais, a concentração dos estudos na Região Centro-Sul do país e a apresentação de diversas abordagens teórico-metodológicas para o ensino de ciências como estratégias formativas.

Downloads

Publicado

09.10.2024

Como Citar

Hilario, T. W., Souza, R. R. de, Chagas, H. W. K. R. S., & Morais, M. R. de S. R. (2024). A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: UM MAPEAMENTO DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO EM PESQUISAS DESENVOLVIDAS NO PERÍODO DE 2014 A 2023. Revista De Produtos Educacionais E Pesquisas Em Ensino, 8(2), 2663–2692. Recuperado de https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1553