ESTRATÉGIAS DE ENSINO GAMIFICADAS: ELABORAÇÃO DE UM E-BOOK VOLTADO AO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

Resumo

A gamificação, caracterizada pela inserção de elementos de jogos em outros contextos, se destaca como metodologia ativa focada no desenvolvimento da motivação e do engajamento de estudantes. Nesse sentido, como estratégias de ensino gamificadas voltadas ao ensino de ciências potencializam a prática docente e favorecem o desenvolvimento da motivação e do engajamento de estudantes? Para responder a essa pergunta, elaboramos um e-book, endereçado a professores, contendo a proposta de uma Tabela Estrutural de Desenvolvimento de Estratégias de Gamificação (TEDEG) como recurso didático-pedagógico, e três estratégias de ensino gamificadas: Mercado, Super Colheita e Árvore de Habilidades. Esse produto educacional, associado a uma tese de doutorado profissional, foi validado por especialistas em metodologias ativas que o consideraram uma inovação pedagógica para auxiliar professores em seu processo de formação permanente, destacando relevância, aplicabilidade e linguagem, bem como a possibilidade de adaptação, conferindo seu caráter de replicabilidade.

Biografia do Autor

Vinícius Munhoz Fraga

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Marcus Vinicius Pereira

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

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Publicado

09.10.2024

Como Citar

Munhoz Fraga, V., & Pereira, M. V. (2024). ESTRATÉGIAS DE ENSINO GAMIFICADAS: ELABORAÇÃO DE UM E-BOOK VOLTADO AO ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista De Produtos Educacionais E Pesquisas Em Ensino, 8(2), 2583–2605. Recuperado de https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1536