O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES E DESDOBRAMENTOS

Authors

  • Alessandro Cury Soares
  • André Luís Silva da Silva
  • Khalil Oliveira Portugal Universidade de Brasília
  • Marcello Ferreira Universidade de Brasília
  • Olavo Leopoldino da Silva Filho

Abstract

Este artigo discute e tenta compreender o ensino de Ciências na Educação Infantil, sob perspectivas teórico-metodológicas, utilizando de projetos pedagógicos de cunho interdisciplinar, buscando desenvolver, desvelar e descrever o pensamento científico das crianças dessa faixa etária, emergente da concepção de que a curiosidade e o desejo por aprender é inato do ser humano. Um projeto em especial, intitulado “As cores do arco-íris”, é discutido ao longo do texto em prol desta objetivação. Algumas das práticas desenvolvidas são descritas, a fim de contextualizar de que maneira se acredita que as discussões de características da Natureza são relevantes de serem realizadas nesse nível da Educação Básica. Verificou-se, precipuamente, que um projeto de ensino é amplamente favorecido, em sua potencialidade de ganho de significados inteligíveis e significativos, ao emergir de temáticas de interesse coletivo das crianças e relacionáveis a amplas realidades e contextos próximos a elas.

Published

2019-12-19

How to Cite

Soares, A. C., da Silva, A. L. S., Portugal, K. O., Ferreira, M., & Filho, O. L. da S. (2019). O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES E DESDOBRAMENTOS. Revista De Produtos Educacionais E Pesquisas Em Ensino, 3(2), 85–104. Retrieved from https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/947

Issue

Section

Produtos Educacionais