MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA SOBRE O USO DE SISTEMAS TUTORES INTELIGENTES APLICADO AO ENSINO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Authors

Abstract

Este trabalho apresenta um mapeamento sistemático da literatura que teve como objetivo identificar e caracterizar o uso de sistemas tutores inteligentes aplicados ao ensino de Computação no contexto educacional brasileiro. A busca foi realizada em três bases de destaque na área: Periódicos da Capes, SBCOpenLib e RENOTE, sem restrição temporal. No total, foram encontradas 108 publicações, das quais 6 corresponderam aos critérios de seleção após a leitura integral. Os achados revelam que as investigações se concentram no ensino de programação e lógica, com abordagens pedagógicas centradas no estudante. Contudo, observa-se diversidade e ausência de padronização nas estratégias e metodologias empregadas, além da presença de múltiplas tecnologias e técnicas de inteligência artificial utilizadas nos STIs. A avaliação da eficácia dos STIs varia entre critérios quantitativos e qualitativos, sem uma metodologia consolidada, e todos os experimentos foram conduzidos em nível de ensino superior. Destaca-se a necessidade de expandir as pesquisas para outras áreas e contextos, bem como padronizar abordagens e critérios de avaliação.

Author Biographies

Matheus Andrade Storare

Licenciando em Computação, Universidade Federal do Paraná – Campus Jandaia do Sul.

Maytê Gouvêa Coleto, Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul

Doutora em Educação, Universidade Federal do Paraná – Campus Jandaia do Sul.

Robertino Mendes Santiago Junior, Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul

Doutor em Ciência da Computação, Universidade Federal do Paraná – Campus Jandaia do Sul.

Published

2025-10-31

How to Cite

Andrade Storare, M., Gouvêa Coleto, M., & Santiago Junior, R. M. (2025). MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA SOBRE O USO DE SISTEMAS TUTORES INTELIGENTES APLICADO AO ENSINO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Revista De Produtos Educacionais E Pesquisas Em Ensino, 9(2), 363–375. Retrieved from https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/2063