CPU-RUSH: UM JOGO COMO RECURSO EDUCACIONAL ABERTO DESENVOLVIDO NA DISCIPLINA DE SISTEMAS OPERACIONAIS PARA AUXILIAR NO ENSINO DE ESCALONAMENTO

Autori

  • Joyce Moura da Silva
  • Roberta Manassés Madeira
  • Jéfer Benedett Dörr

Abstract

Este trabalho tem como objetivo desenvolver um Recurso Educacional Aberto (REA) para auxiliar nos estudos de sistemas operacionais, abordando de forma lúdica conceitos de hardware e software, sistemas operacionais, escalonadores e o algoritmo de escalonamento Round Robin. O recurso desenvolvido foi um jogo criado na plataforma Scratch, pois tem uma curva de aprendizagem rápida, por utilizar programação em blocos, e já inclui diversos personagens disponíveis. A escolha de desenvolver um jogo decorre das vantagens desse tipo de recurso na educação, pode-se citar o engajamento dos estudantes, ludicidade, incentiva a participação, a cooperação e a competição saudável entre os jogadores. A publicação do jogo como um recurso de licença aberta, permite um maior acesso ao mesmo, pois qualquer pessoa com acesso a internet pode encontrá-lo, conhecê-lo e utilizá-lo, além de permitir que outras pessoas possam ver seu código para modificar e aprimorar o jogo e criar novas versões e distribuições a partir deste.

Biografie autore

Joyce Moura da Silva

Licenciatura em Computação, Universidade Federal do Paraná, Palotina, Brasil. Graduanda pela Universidade Federal do Paraná.

Roberta Manassés Madeira

Licenciatura em Computação, Universidade Federal do Paraná, Palotina, Brasil. Graduanda pela Universidade Federal do Paraná.

Jéfer Benedett Dörr

Licenciatura em Computação, Universidade Federal do Paraná, Palotina, Brasil. Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá.

Pubblicato

2025-10-31

Come citare

Moura da Silva, J., Manassés Madeira, R., & Benedett Dörr, J. (2025). CPU-RUSH: UM JOGO COMO RECURSO EDUCACIONAL ABERTO DESENVOLVIDO NA DISCIPLINA DE SISTEMAS OPERACIONAIS PARA AUXILIAR NO ENSINO DE ESCALONAMENTO . Revista De Produtos Educacionais E Pesquisas Em Ensino, 9(2), 278–290. Recuperato da https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/2057