DO PRESENCIAL AO REMOTO: O PAPEL DO PREVEC E DE SUAS REDES SOCIAIS NA CIBERCULTURA EDUCACIONAL

Autori

  • Ana Paula Ramão da Silva Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Luísa da Costa Mattos Silva
  • Renato Francisco Merli Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Abstract

O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec), projeto de extensão em funcionamento desde 2016 na Universidade Federal do Paraná — Setor Palotina, ampliou significativamente sua atuação a partir de 2020 ao adotar, além das aulas presenciais, transmissões remotas mediadas por redes sociais e plataformas digitais. Este artigo tem como objetivo analisar o potencial educativo dessas redes vinculadas ao Prevec, com destaque para a caracterização do público-alvo e para a avaliação do alcance e do engajamento de suas publicações. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e interpretativo, apoiada em dados documentais coletados no período de janeiro de 2020 a julho de 2025 e complementada por estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo dialoga com aportes teóricos clássicos e contemporâneos sobre cibercultura, inteligência coletiva e cultura da participação, buscando compreender os alcances e os limites das práticas educativas digitais. Os resultados indicam que o público majoritário do Prevec é composto por mulheres jovens de 18 a 34 anos, grupo que confirma tendências nacionais de protagonismo feminino na educação superior. Revelam ainda que conteúdos de revisão e correção de exames atuam como gatilhos de engajamento, especialmente em períodos próximos aos vestibulares, mas que há queda significativa do alcance após o fim da pandemia de Covid-19. Conclui-se que as redes sociais se configuram como espaços potentes de democratização do conhecimento e de fortalecimento da inteligência coletiva, embora persistam desafios relacionados à sustentabilidade do engajamento e à inclusão de grupos historicamente marginalizados.

Biografie autore

Ana Paula Ramão da Silva, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) – Cascavel. Professora Efetiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Palotina - Departamento de Educação, Ensino e Ciências.

Luísa da Costa Mattos Silva

Bacharela em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Renato Francisco Merli, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) – Cascavel. Professor Efetivo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Toledo - Coordenação da Matemática.

Pubblicato

2025-10-31

Come citare

da Silva, A. P. R., Silva, L. da C. M., & Merli, R. F. (2025). DO PRESENCIAL AO REMOTO: O PAPEL DO PREVEC E DE SUAS REDES SOCIAIS NA CIBERCULTURA EDUCACIONAL. Revista De Produtos Educacionais E Pesquisas Em Ensino, 9(2), 166–185. Recuperato da https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/2052