ESTUDO DE ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO DE ATIVOS EM CARTEIRAS DE INVESTIMENTOS COMO RECURSO EDUCACIONAL INTERDISCIPLINAR
Abstract
Este artigo apresenta uma proposta educacional interdisciplinar para o ensino médio, integrando educação financeira, matemática e tecnologias por meio do estudo da alocação de ativos em carteiras de investimento. A pesquisa original, que analisou estratégias de diversificação de investimentos e utilizou simulações computacionais em Excel e em Python, foi adaptada para o contexto pedagógico do Novo Ensino Médio, em vigor desde 2025, caracterizado pela escolha de itinerários formativos. O objetivo é oferecer aos estudantes uma experiência prática de aprendizagem que desenvolva competências em planejamento financeiro, análise matemática e pensamento computacional, estimulando a tomada de decisões mais conscientes. Como produto educacional, propõe-se a utilização de simuladores interativos de carteiras de investimento, permitindo que os alunos explorem conceitos como juros compostos, diversificação, volatilidade, risco e retorno. Espera-se que essa atividade contribua para o desenvolvimento do letramento financeiro juvenil e a integração entre diferentes áreas do conhecimento.






