FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INCLUSÃO: ANÁLISE QUALITATIVA DOS AVANÇOS E DESAFIOS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Authors

  • Raquel Angela Speck Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Gabriela Mazur de Andrade
  • Pamela Faccin Beltrame

Abstract

Neste artigo discutimos o quadro atual das políticas públicas de formação de professores para educação especial e inclusiva, tanto a inicial como a continuada. A análise permeia a trajetória histórica da educação especial, marcada pela mudança do paradigma da exclusão para o da inclusão, motivada por movimentos que culminaram em normativas que asseguram direitos e buscam promover a equidade. A atual legislação nacional reforça o direito à educação regular para alunos com deficiência, buscando garantir igualdade de oportunidades. Contudo, há dados preocupantes que indicam, por exemplo, que 93,9% dos professores regentes não possuem formação continuada sobre educação especial. A concretização da inclusão enfrenta desafios consideráveis, dos quais destacamos, justamente, a formação profissional. Apontamos que a formação inicial, quando existente, tende a ser generalista, com escassa abordagem das particularidades da inclusão. Já a formação continuada frequentemente repete essa tendência, carecendo de aportes teóricos e práticos para o instrumentalizar o professor no atendimento às características individuais de seus alunos.  No cotidiano escolar observa-se, ainda, a escassez de recursos assistivos para a prática pedagógica inclusiva. Discutimos que, para superar os obstáculos à inclusão, são essenciais estratégias pedagógicas diversificadas, utilização de material adaptado, colaboração entre profissionais, participação das famílias, criação de ambientes educacionais acessíveis e políticas públicas que atendam a crescente demanda gerada pela inclusão. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão de literatura, adotando uma abordagem qualitativa. Nas conclusões registramos que, apesar dos avanços legais, conceituais e práticos, é necessária a ampliação da articulação entre políticas, instituições formadoras e práticas em sala de aula.

Author Biographies

Raquel Angela Speck, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

UFPR-DEC Setor Palotina. Doutora em Políticas Públicas em Educação (UEM).

Gabriela Mazur de Andrade

UFPR-Curitiba. Graduanda em Ciências Biológicas.

Pamela Faccin Beltrame

UFPR-Setor Palotina. Licenciada e Bacharela em Ciências Biológicas.

Published

2025-10-31

How to Cite

Speck, R. A., de Andrade, G. M., & Beltrame , P. F. (2025). FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INCLUSÃO: ANÁLISE QUALITATIVA DOS AVANÇOS E DESAFIOS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS. Revista De Produtos Educacionais E Pesquisas Em Ensino, 9(2), 229–244. Retrieved from https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/2039