MODELAGEM MATEMÁTICA EM UMA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL

Autori

  • Milene Aparecida Malaquias Cardoso Autarquia Municipal de Apucarana - AME
  • Rafael Machado da Silva Instituto Federal do Tocantins - IFTO - Campus Colinas do Tocantins

Abstract

Neste artigo, é relatada a utilização da modelagem matemática em uma Sala de Recurso Multifuncional, com o objetivo de investigar que matemática é possível utilizar ou que matemática os estudantes mobilizam para solucionar a atividade proposta. A experiência foi realizada com uma turma de estudantes do 4º e 5º anos de uma Escola Municipal no norte do Paraná. No desenvolvimento da atividade, foi possível observar o grande interesse dos estudantes, especialmente porque a problemática estava ligada ao seu cotidiano escolar. Houve a mobilização de conceitos como diferentes unidades de medida, operações de adição, subtração e multiplicação, além da necessidade de lidar com aproximações, de decidir quais elementos pesquisar e de validar hipóteses. O ambiente de aprendizagem se tornou dinâmico e inclusivo, favorecendo a construção coletiva do conhecimento. Como apontam Almeida, Silva e Vertuan (2012), a modelagem matemática propicia um espaço de investigação e reflexão crítica, promovendo o protagonismo estudantil e fortalecendo a autonomia e a autoestima dos estudantes.

Biografie autore

Milene Aparecida Malaquias Cardoso, Autarquia Municipal de Apucarana - AME

Professora da Autarquia Municipal de Educação – AME – Apucarana – Doutora em Ensino de Ciência e Educação Matemática – Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Rafael Machado da Silva, Instituto Federal do Tocantins - IFTO - Campus Colinas do Tocantins

Professor do Instituto Federal do Tocantins - IFTO - Campus Colinas do Tocantins. Doutor em Educação para a Ciências e a Matemática - Universidade Estadual de Maringá – UEM.

Pubblicato

2025-12-18

Come citare

Cardoso, M. A. M., & da Silva, R. M. (2025). MODELAGEM MATEMÁTICA EM UMA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL . Revista De Produtos Educacionais E Pesquisas Em Ensino, 9(3), 126–141. Recuperato da https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1963

Fascicolo

Sezione

EPMEM