APRIMORANDO O ENSINO SUPERIOR POR MEIO DA AVALIAÇÃO FORMATIVA ONLINE: ESTRATÉGIAS E IMPLEMENTAÇÃO

Autores/as

Resumen

O estudo aborda a avaliação formativa online no Ensino Superior, considerando conceitos fundamentais que direcionam a avaliação, como a importância da definição clara de objetivos e a superação de desafios durante o projeto e implementação. Diversos métodos de avaliação, como feedback regular, análise de dados e observação direta, são essenciais para alcançar os objetivos e lidar com dificuldades, como a falta de conhecimento em TDIC e problemas técnicos. Um plano de avaliação bem estruturado, com definição precisa de objetivos, seleção cuidadosa de tecnologias e estratégias de feedback eficazes, é crucial. O gerenciamento adequado, documentação detalhada e plano de ação transparente são fundamentais para implementar melhorias. Recomenda-se pesquisas futuras sobre a eficácia de métodos de avaliação, percepções de alunos e professores e estratégias para promover a aprendizagem significativa.

Biografía del autor/a

André Luís dos Santos Domingues

Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR / Universidade Norte do Paraná - Unopar.

Hallynnee Hellenn Pires Rossetto

Universidade Anhanguera - Uniderp.

Osmar Pedrochi Junior

Universidade Federal do Maranhão - UFMA.

Diego Fogaça Carvalho

Universidade Norte do Paraná - Unopar.

Publicado

2024-10-09

Cómo citar

dos Santos Domingues, A. L., Rossetto, H. H. P., Pedrochi Junior, O., & Carvalho, D. F. (2024). APRIMORANDO O ENSINO SUPERIOR POR MEIO DA AVALIAÇÃO FORMATIVA ONLINE: ESTRATÉGIAS E IMPLEMENTAÇÃO. Revista De Produtos Educacionais E Pesquisas Em Ensino, 8(2), 1589–1607. Recuperado a partir de https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1555